Menu
Busca quinta, 25 de fevereiro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
34ºmax
23ºmin
Notícias

Suíno vivo: Semana de queda nas cotações em três praças

06 março 2017 - 00h00Por Notícias Agrícolas

O mercado independente de suínos fechou a semana com preços mais baixos em três praças de comercialização, conforme apontou o levantamento de preço realizado pelo Notícias Agrícolas.

Em uma semana mais curta, função do feriado de Carnaval, houve pouca movimentação no mercado que levou a queda em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Para o presidente da ACCS (Associação dos Criadores de Suínos do Estado) Losivanio Luiz de Lorenzi, queda está associada ao feriado de carnaval - onde tradicionalmente o consumo é menor -, a ao período de final de mês, na qual as famílias estão descapitalizadas.

No início do fevereiro, a baixa disponibilidade de animais promoveu altas expressivas em grande parte dos estados. “A partir da segunda metade de fevereiro, porém, a demanda esfriou um pouco, já que houve um repasse de preços ao consumidor final”, explica o analista da Safras & Mercado, Allan Maia.

Em março, a expectativa é de que os preços ficam estáveis com tendência de baixa, já que o período de quaresma enfraquece as vendas internas de carne suína.

Neste sentido, o analista da Safras destaca a importância da continuidade dos bons volumes exportados neste início de ano.

Exportações

Os embarques de carne suína 'in natura' fecharam fevereiro em queda na comparação mensal. Totalizando 44,1 mil toneladas, o resultado está 19% abaixo de janeiro, mas continua 0,5% acima das vendas em fevereiro/16.

O saldo totalizou US$ 102,5 milhões, alta de 36,6% frente ao registrado no mês do ano passado, mas queda de 17,8% ante janeiro.

No mês passado, o preço médio da tonelada ficou em US$ 2.324, alta de 1,6% ante janeiro e de 31,8% ante fevereiro de 2016.