Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Notícias

Suíno vivo: Exportações fortes garantem recorde de preço

10 fevereiro 2017 - 00h00Por Notícias Agrícolas

As cotações do suíno vivo no mercado independente estão apresentando forte alta neste início de ano, contrariando as expectativas do setor para o primeiro bimestre.

Segundo avaliação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) pela segunda vez na história a cotação média - considerando as praças pesquisadas - do animal vivo superou os cinco reais.

"Alguns negócios já são realizados próximos dos R$ 5,30/kg, valor nominal verificado em novembro de 2014 e o mais elevado da série histórica do Cepea, que começou em 2004", diz o Centro em seu boletim semanal.

Para os pesquisadores do Cepea o desempenho das exportações é o grande responsável por esse cenário atípico de alta.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, divulgado nesta segunda, o país embarcou 11,3 mil toneladas de carne suína in natura na primeira semana de fevereiro (três dias úteis). Na comparação com igual período do ano passado houve incremento de 27,8% no volume.

"O mercado tem se mostrado bastante firme nos últimos dias. Muitos foram os pedidos  de cargas extras e os animais do plantel como um todo estão  leves o que nos leva a uma situação positiva ao produtor", conta o gerente geral da Arapé Agroindústria, Roberto Magnabosco.