Menu
Busca quinta, 08 de maio de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
EVENTOS

Showpec 2024 traz uso de biogás eficiente no setor leiteiro

Representante de Santa Catarina apresentou cases de sucesso em leiterias que adotaram sistema de reaproveitamento de resíduos

09 abril 2024 - 10h00Por Thais Cintra | Assessoria de Comunicação | Acrissul | Expogrande 2024

"Biodigestores para a Leiteria - Casos práticos" foi o tema de uma das palestras realizadas na tarde desta segunda-feira,8, durante a Showpec 2024 no auditório da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). As informações foram apresentadas pelo representante da Avesuy Projetos Ambientais - Xanxerê (SC), João Pedro Pierog, que elencou exemplos práticos do sistema de captação de dejetos para conversão de energia em leiterias do estado catarinense.  

"Os cases de sucesso vão desde 90 vacas de lactação, um sistema de freestyle, até 900 vacas. Na utilização desse biogás você pode convertê-lo para a energia elétrica de biometano e também do digestato, que é o processo pós-biodigestor, beneficiamento com compostagem, formulação de organo mineral e também a aplicação dele como oferta de irrigação nas laboras", destaca. 

A idéia é mostrar que uma boa gestão de efluentes e resíduos é possível maximizar os recursos com aproveitamento  máximo de toda a produção, sem desperdício da resíduo. Essa cadeia faz parte da economia circular e pode trazer diversos benefícios a quem utiliza.

Ainda segundo o gestor, com o modelo de biogás é possível potencializar a criação de animais de corte em Mato Grosso do Sul. 

"Você ter um sistema de confinamento é o mais prático e fácil. Porém, nada impede de fazer a captação de dejeto em sala de espera, pra ordenha, em sala, onde passam vários alimentos. Sendo pecuária extensiva, todo esse dejeto ele fica abasto. Fazer um manejo, um recolhimento desse material para direcionar para uma caixa de entrada para mandar para o gestor, torna capital humano muito alto necessário para fazer esse manejo", avalia. 

Bovinos e precocidade

Na terça-feira, dia 9, os bovinos dominam a agenda com um painel sobre a precocidade reprodutiva, a partir do Protocolo Embrapa +Precoce P14. A tecnologia chega para melhorar a eficiência reprodutiva de novilhas Nelore de 14 meses, precoces, sem prejudicar o desempenho produtivo. 

Como a precocidade é um dos mais importantes parâmetros de escolha para melhoria da qualidade da carne e de eficiência de sistemas de produção de bovinos de corte, os pesquisadores, por meio do P14, desejam potencializar os índices produtivos e aumentar a arroba produzida por hectare. 

Alessandra Nicácio, Gilberto Menezes, Rodrigo Gomes, Eriklis Nogueira e Vanessa Felipe são os pesquisadores da Embrapa já confirmados para o painel. 

Um dos responsáveis por elaborar a programação da Empresa no Showpec 2024, o analista Marcelo Pereira, ressalta que o objetivo é atender as demandas mais recentes dos produtores rurais, trazendo questões da atualidade, que possam ajudar o criador nos momentos de crise e oscilações. 

Inscrições no link:

showpec 2024