Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
PECUÁRIA

Senar promove live sobre conservação de pastagens para ruminantes

Foram apresentadas algumas opções e metodologias para a conservação de pastagens para ruminantes, como a vedação de pastagem, a silagem e o feno

06 setembro 2022 - 12h25Por DBO Rural

A conservação das pastagens para a criação e alimentação de ruminantes foi tema de live realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na quinta (1º). O debate teve a participação do produtor rural e professor da União Pioneira de Integração Social (UPIS), Guilherme Soares, e a moderação da coordenadora de Projeto da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (DATeG) do Senar, Luana Frossard.

Na live, Luana destacou que a conservação de forragem para ruminantes, principalmente nos períodos de seca, é muito importante para a pecuária de corte e a leiteira. Ela também falou sobre o trabalho realizado pelo Senar de assistência técnica e gerencial com produtores rurais de todo o país. “Uma das primeiras ações que trabalhamos dentro da assistência técnica e gerencial do Senar é a parte de alimentação animal. Trabalhamos com o produtor para manter a alimentação de qualidade e em quantidade, para os animais durante todo o período do ano, seja na seca ou nas chuvas”, ressalta a coordenadora.

Para Guilherme, o resultado positivo da atividade pecuária vem de um bom manejo alimentar. O professor afirmou que é preciso estabelecer necessidades, criar estratégias e alternativas de conservar parte da produção das plantas forrageiras para alimentar o rebanho na época de seca de forma mais econômica para a propriedade. “O ideal é ter um bom volume forrageiro no período de seca, com propriedades nutritivas para manter a qualidade de alimentação dos ruminantes”, explicou.

Sustentabilidade

A preservação das áreas de pastagens nativas ou cultivadas, por meio de boas práticas de manejo, contribui para efeitos técnicos e econômicos. Guilherme apresentou algumas opções e metodologias para a conservação de pastagens para ruminantes, como a vedação ou diferimento de pastagem, a silagem e o feno. O professor também mostrou pesquisas aplicadas realizadas por alunos com bons resultados.

“O produtor deve adotar o planejamento para um processo mais eficiente. Deve pensar em produzir, conservar e utilizar de forma mais eficaz. Existem espécies forrageiras resistentes às condições de seca, adoção de pastejo diferido ou vedado, suplementação concentrada, resíduos agroindustriais, irrigação de pastagem podem auxiliar no processo decisório para o manejo de pastagem”, explica Guilherme.