Menu
Busca domingo, 11 de maio de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
16º
MEIO AMBIENTE

Semadesc realiza 2ª etapa do Prosolo de recuperação de áreas da Bacia do Taquari em Coxim

Na oportunidade foi divulgado um relatório do trabalho realizado na Microbacia do Córrego Pontinha, durante os anos de 2022 e 2023

28 novembro 2023 - 08h55Por Semadesc

As ações de conservação do solo e recuperação da bacia do Rio Taquari, previstas no Programa Prosolo, da Semadesc (secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação ) foram apresentadas na manhã da última sexta-feira (24), no salão paroquial, no São Romão, distrito de Coxim. Na oportunidade foi divulgado um relatório do trabalho realizado na Microbacia do Córrego Pontinha, durante os anos de 2022 e 2023.

Em seguida foi feita a apresentação do Projeto Ambiental de Cabeceiras do Córrego da Onça, uma continuidade do Prosolo, que se encerra a primeira etapa e agora parte para a segunda numa área de abrangência, inicialmente de 8 mil hectares.

O evento contou com a presença de autoridades e produtores e donos de propriedade rurais da região e das Colônias Buriti e Cerradinho, o prefeito e Coxim Edilson Magro, o presidente do Sindicato Rural de Coxim Dorival Valvassori, o Diretor do Instituto Taquari Vivo Renato Roscoe, e o secretário -executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rogério Beretta.

O projeto tem como objetivo recuperar e preservar a bacia do Rio Taquari, que sofre com o assoreamento e a degradação ambiental. Para isso, são realizadas ações de conservação do solo e da água, como a construção de terraços, bacias de captação, curvas de nível, adaptação de estradas rurais e outras técnicas que evitam a erosão e o carreamento de sedimentos para o rio.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Thomitão Beretta, destacou o sucesso da primeira etapa do Prosolo, que ocorreu na região do Pontinha, com a participação efetiva da Prefeitura Municipal, do Cointa, do Instituto Taquari Vivo, da Agraer e dos produtores. Ele disse que o trabalho foi um aprendizado para todos e que agora, com mais experiência e recursos, será possível ampliar o projeto para a região do Córrego da Onça, com o apoio dos produtores que viram os resultados positivos na primeira etapa.

O presidente do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e o privado, que dá mais flexibilidade e continuidade às ações. Ele afirmou que o Instituto foi criado para ajudar na recuperação do Rio Taquari e na proteção do Pantanal, e que quer ser um fio condutor ao longo da história, pois é um projeto que se resolve em décadas.

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, elogiou a iniciativa e disse que a prefeitura sempre vai apoiar as ações de preservação do Rio Taquari. Ele explicou que o projeto é uma forma de conter a areia que vem das propriedades rurais e que causa o assoreamento do rio, prejudicando a fauna, a flora e a população ribeirinha.

Também estiveram presentes no evento o diretor do Cointa, Pedro Freitas; o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Candido; o gerente municipal de agricultura, Adilson Alves (Galizé); o coordenador da Agraer, João Bosco; o coordenador do Prosolo da Bacia do Taquari, Oscar Serrou Camy; e os vereadores Ademir Peteca, William Meira, Vilmar Vendrusculo, Abílio Vaneli, Zanon Lamunier e Flávio Duarte.