Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
28º
Notícias

Seleção genômica chega ao Girolando

10 maio 2018 - 22h56Por DBO Rural
Seleção genômica chega ao Girolando

A Embrapa Gado de Leite, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, CRV Lagoa e Zoetis lançaram na manhã desta terça-feira, 8 de maio, em São Paulo, SP, o Clarifide Girolando, produto voltado à avaliação genômica da raça leiteira mais difundida do país. A ferramenta é fruto de seis anos de pesquisas e promete acelerar o trabalho de seleção dos pecuaristas com foco no aumento da produção de leite. “Por meio de marcadores podemos indentificar indivíduos superiores já no período embrionário”, destacou o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva.

 
A genotipagem é feita por meio de uma amostra do material genético do animal, que é enviado a um laboratório e dividido em centenas ou milhares de marcadores, chamados de snips. Cada marcador corresponde a uma característica do fenótipo ou genótipo do animal, sendo prossível predizer algumas de suas principais características genéticas e também se ele é portador de algum gene que pode causar defeitos reprodutivos ou funcionais.
 
Com essas informações, será possível intensificar o processo de seleção genética dos animais Girolando, principalmente por meio de testes de progênie, que indica o valor genético dos touros com base nas principais características de suas filhas. “Hoje esse processo demora em torno de sete a oito anos e nesse período os animais já estão mortos ou sem sêmen disponível. O Clarifide reduzirá esse período em quatro anos”, destacou Silva.
 
Atualmente, a seleção de um touro para teste de progênie custa em média R$ 250.000. A expectativa é que o uso da genômica barateie esse processo, permitindo que os animais sejam testados mais cedo. “O uso da genômica deve baratear consideralmente o processo e permitir que mais produtores possam participar dos testes”, destacou Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa.
 
A central terá exclusividade na comercialização do teste de progênie de machos e para incentivar um número maior de produtores a participar das avaliações irá reduzir o preço de inscrição no pré-teste de progênie em parceria com a Girolando. “Vale ressaltar que não temos a exclusividade de contratação dos animais provados. É extremamente importante que outras centrais tenham acesso à genética para termos um número cada vez maior de animais genotipados”, acrescentou Franzon.
 
Além dos testes de progênie, a economia de gastos também deve ajudar na recria de fêmeas, já que com a identificação precoce de animais geneticamente superiores o produtor saberá quais animais devem ser descartados do rebanho e em quais ele deve investir no potencial. “Essa ferramenta permite a democratização da genética, sendo acessível tanto ao grande como ao pequeno produtor”, afirmou Cleocy Mendonça Júnior, gerente de Produto de Bovinos de Leite da Zoetis.
 
A princípio, o Clarifide Girolando será utilizado nas avaliações de: produção leiteira; idade ao primeiro parto; intervalo entre partos. A ferramenta garante acurácia de 46%, 45% e 22%, respectivamente, para cada uma dessas características. Em um segundo momento, serão avaliadas características corporais, como composto mamário, umbigo e etc; e de qualidade de leite, como proteína e gordura.