Com o inÃcio da safra de cana no Centro-Sul, a pressão para redução da mistura de etanol anidro na gasolina cai, disse nesta quinta-feira (28/04) o diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e BiocombustÃveis), Haroldo Lima. "Pressão por reduzir já foi maior, mas continuamos estudando", disse ele ao chegar para a reunião do Conselho Nacional de PolÃtica Energética (CNPE).
A safra de cana na região Centro-Sul, que produz cerca de 90% da cana do PaÃs, começou oficialmente no inÃcio do mês. Em meados do mês, 130 usinas, de um total de 335, já estavam operando na região. Lima afirmou ainda que há outras medidas em estudo em relação ao etanol e combustÃveis de modo geral. A maior ênfase da agência está na fiscalização. Segundo ele, há indÃcios de "formação de cartel" em algumas praças, especialmente em BrasÃlia e outras cidades como Natal, Goiânia e São LuÃs.
"Fizemos fiscalização em postos de gasolina e queremos acesso às planilhas de custo de cada posto", disse Lima. Entretanto, ele afirmou que na reunião do CNPE desta quinta-feira não serão tratados assuntos referentes ao etanol.O principal assunto da reunião desta quinta-feira é a aprovação da 11a rodada de licitação de áreas de exploração de petróleo e gás natural da ANP.






