Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
29º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Rio Taquari sobe rapidamente e Imasul emite alerta para a ocorrência de enchentes em Coxim

10 janeiro 2018 - 00h00Por Imasul

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), emitiu alerta para o alto nível do Rio Taquari, no município de Coxim, com potencial para causar alagamentos e desabrigar famílias nas próximas 24 horas.

 
Conforme os dados da Sala de Situação do Imasul foram registrados 36,2 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na região, o que elevou rapidamente o nível do Rio Taquari. Às 7h30 de hoje (09) a cota estava em 475 cm, mas subiu em média de 4,25 cm/h chegando a 492 cm às 11h30.
 
Os acumulados de chuva aliados aos números desta manhã indicam para a tendência de alta do Rio, que pode atingir a cota de Emergência (500 cm) nas próximas horas. Na altura em que está o Rio já iniciou o processo de invasão as águas nas instalações lindeiras ao seu curso.
 
O alerta foi emitido do Imasul para a Defesa Civil estadual e municipal às 11h30 de hoje e é válido para as próximas 24 horas. O histórico recente histórico de chuvas no município e o solo já bastante encharcado facilita a ocorrência de enchentes e consequentemente de danos materiais e risco à integridade humana.
 
A Sala de Situação do Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência. Além da Sala de Situação, a Semagro dispõe de outro importante instrumento para orientar o poder público e a população em geral sobre mudanças bruscas no clima e tempo: o CEMTEC (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).