Menu
Busca segunda, 20 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
PECUÁRIA

Resultados da 2ª edição do Zebu: Carne de Qualidade serão mostrados na ExpoGenética

De acordo com a ABCZ, foram 106 animais das raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã que participaram de todas as fases de avaliação

01 agosto 2022 - 09h56Por DBO Rural

Despontando como um dos pontos altos da programação da ExpoGenética 2022, que será realizada entre os dias 20 e 28 de agosto, os resultados da 2ª edição do "Zebu: Carne de Qualidade" serão apresentados durante a feira. Dessa vez, 106 animais das raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã participaram de todas as fases de avaliação.

“A última delas foi o abate técnico, que aconteceu no dia 25 de julho, na planta da Minerva, no interior de São Paulo. Além do rendimento de carcaça (PV/PM) e rendimento de desossa, amostras das carnes foram coletadas para análise de características organolépticas, tais como maciez e marmoreio", detalhou Lauro Fraga Almeida, gerente de provas zootécnicas da ABCZ.

Ele explica que o abate técnico, assim como as análises da carne, serão conduzidos pelo professor Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e sua equipe. "A conclusão oficial será apresentada na ExpoGenética, mas, a partir dos resultados mensurados a cada etapa já é possível predizer que, mais uma vez, iremos comprovar cientificamente que o Zebu é mesmo superior para a produção de carne”, declarou.

No que se refere ao cronograma final do programa, ele revela que a divulgação oficial dos resultados será realizada no dia 23 de agosto, a partir das 8h. O anúncio será feito no Pavilhão Multiuso, do Parque Fernando Costa, e contará com transmissão pela ABCZ TV.Terceira edição – Paralelamente a etapa final da atual edição do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, em maio deste ano a ABCZ deu início a uma nova prova.

Trata-se da terceira edição do programa, com a proposta de avaliar o potencial de bezerros meio-sangue, produtos de cruzamentos entre raças zebuínas. O grupo já está em acompanhamento na Fazenda Experimental da ABCZ, com previsão de conclusão da prova no ano que vem. Lembrando ainda que o Nelore já foi submetido ao programa, tendo participado da primeira edição, iniciada em 2020, tendo sido realizada especificamente com exemplares da raça.