Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
GENÉTICA

Progenel traz 18 touros nelore para shopping de reprodutores na Expogrande

Ao todo, 18 machos da raça nelore estarão disponíveis durante evento

01 abril 2024 - 08h40Por Thais Cintra | assessoria de comunicação | Acrissul | Expogrande 2024

Campo Grande vai receber o 17º Shopping de Reprodutores Progenel durante a Expogrande 2024 entre os dias 4 e 14 de abril. Cerca de 18 touros da raça nelore, melhorados geneticamente estão na lista de bovinos apresentados durante a feira. Os pavilhões do Parque de Exposições Laucídio Coelho começaram a receber animais de diversas raças, incluindo a nelore nesta segunda-feira, 1. Os valores giram em torno de R$ 15 a R$ 20 mil por cabeça. 

De acordo com o médico veterinário, Armando Pereira, responsável pelos animais, a evolução genética do rebanho se faz com o uso constante de tecnologia. 

“Quando o projeto iniciou, começamos a desenvolvê-lo por uma central de inseminação junto à Sersia Brasil e o Instituto de Zootecnia. O intuito era fazer com que os animais se adaptassem melhor ao território e clima de Mato Grosso do Sul, principalmente em áreas como o pantanal. Com o avanço tecnológico, conseguimos uma melhor conversão alimentar e touros com maior com capacidade de conversão nos sistemas mais rústicos”, pontua. 

Os touros selecionados neste sistema se desenvolvem mais rápido e também posssibilitam o nascimento de bezerros precoces. Dentro dos critérios adotados para selecionar os animais estão: avaliação de carcaça, umbigo, musculatura e precocidade. 

Dados da ACNB (Associação do Criadores de Nelore no Brasil), mostram que a raça nelore representa mais de 80% do rebanho de corte do país com grande parte dos animais advindos de melhoramento genético. Diante do crescimento exponencial de mercado, houve necessidade de investimentos no setor.

A identificação de indivíduos geneticamente superiores e o seu acasalamento na formação da próxima geração são fatores determinantes do progresso genético nos programas de seleção. Em bovinos de leite, o teste de progênie é o principal método para identificar touros geneticamente superiores. Os melhores são selecionados como touros provados.