Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Notícias

Produção brasileira de carne bovina deve ter leve alta em 2017, crescer 3-4% em 2018

21 setembro 2017 - 00h00Por CarneTec

A produção de carne bovina no Brasil deve crescer entre 3% e 4% em 2018, segundo estimativa de analistas do Rabobank divulgada em relatório na quarta-feira (20).

Para 2017, a expectativa é de leve aumento na produção em relação ao ano passado.

A demanda interna e externa por carne bovina brasileira sofreu no primeiro semestre deste ano com a crise econômica no país e efeitos negativos da Operação Carne Fraca, que colocou em dúvida a qualidade do produto.

Mas a partir de julho, as exportações começaram a acelerar, tendo registrado em agosto o maior nível desde outubro de 2013, segundo o Rabobank.

Os analistas do banco esperam que os volumes de exportação no quarto trimestre fiquem acima dos registrados no mesmo período de 2016.

A aceleração das exportações e a expectativa de retomada do crescimento econômico neste ano colaboraram para uma reação nos preços do boi gordo, que já chegaram em setembro aos mesmos níveis de fevereiro (R$ 145,15/kg), antes da crise envolvendo o setor.

A China deverá continuar sendo um importante destino para a carne bovina brasileira, com a expectativa de que o número de plantas processadoras habilitadas a vender para o gigante asiático aumente em breve. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse no início do mês que o governo chinês demonstrou estar disposto a ampliar a compra de carnes do Brasil, durante visita à China.

Atualmente, 16 plantas de carne bovina brasileiras estão autorizadas a exportar para a China e outras 89 aguardam liberação, segundo contabilização do Rabobank.