Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
Clima

Previsão do tempo: temporais, risco de granizo e ventania

A chuva pode provocar danos em determinadas áreas do país, informa a Climatempo

17 outubro 2022 - 08h00Por Canal Rural
Previsão do tempo: temporais, risco de granizo e ventania

Mais um dia de chuva de norte a sul do país. Boletim meteorológico divulgado pela Climatempo indica que a terça-feira (18) tende a ser marcada pelo excesso de acumulados de água em pontos de todas as cinco regiões geográficas brasileiras. A previsão do tempo indica, ainda, registros de temporais, risco de queda de granizo e possibilidade de ventos fortes.

Os temporais, por exemplo, são aguardados para áreas de Santa Catarina e no Paraná — isso na região Sul. A saber, a mesma condição climática deve ocorrer em três das quatro unidades federativas do Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, há a possibilidade de temporais em três estados do Norte: Acre, Amazonas e Rondônia.

O risco de granizo, contudo, é mencionado na previsão do tempo para a faixa da região sulista — englobando todo o estado paranaense e o centro-leste catarinense. O granizo também deve, nesse sentido, acontecer em partes do Centro-Oeste e do Sudeste. Por fim, a ventania só não é, todavia, citada para o Nordeste.

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta terça-feira (18).

Sul
Céu encoberto e temporais no centro-leste de Santa Catarina e especialmente em todo o Paraná, com risco de granizo e ventania. Dessa forma, a chuva será volumosa em todo o norte e nordeste paranaense e leste de Santa Catarina. Tempo firme somente no oeste do Rio Grande do Sul.

Sudeste
Ainda chove forte e na forma de temporais pelo estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e o centro-oeste do Rio de Janeiro, com granizo e ventos.

Atenção aos acumulados mais elevados pelo sudoeste, oeste, leste e litoral paulista. Chuva ainda leve pelo centro-leste e norte do Espírito Santo. Tempo firme no norte fluminense, no sul e extremo oeste capixaba e na metade norte mineira.

Centro-Oeste
Mais chuva em todo Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e em boa parte de Mato Grosso, com pancadas de chuva forte ao longo do dia. Os temporais mais fortes são previstos para a tarde, com granizo e rajadas de vento.

No centro-norte goiano, no Distrito Federal e leste mato-grossense, o tempo é firme, com umidade do ar abaixo dos 30%.

Nordeste
Muita nebulosidade e chuva a qualquer hora desde o litoral do Rio Grande do Norte até o litoral de Sergipe e no litoral e sul da Bahia. No entanto, a costa norte do Nordeste e o Ceará continuam com chuva passageira. No interior da região, tempo firme e muito seco.

Norte
A chuva segue sobre a região, com exceção do centro-sul do Tocantins. Há condições para pancadas de chuva ao longo do dia, com períodos de melhoria. Os temporais mais fortes e com acumulados elevados devem ocorrer sobre o Amazonas, o Acre e Rondônia, com potencial para danos.