Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

População rural deve ficar atenta à febre amarela

27 janeiro 2017 - 14h08Por Canal Rural
População rural deve ficar atenta à febre amarela

A melhor forma de prevenir a doença é a vacinação; até o momento são 550 casos suspeitos.

Os produtores rurais também devem ficar cada vez mais atentos aos riscos da febre amarela. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, até esta quinta-feira, dia 26, foram registrados 550 casos suspeitos, dentre eles, 72 foram confirmados e 23 descartados. O estado de Minas Gerais ainda concentra o maior número de registros, com 502 casos, em um total de 51 municípios.

A população, principalmente da zona rural, deve manter o calendário de vacinação em dia. O esquema de imunização adotado pelo Ministério da Saúde contra a febre amarela ocorre em duas etapas, ou seja, duas doses da vacina. Uma aos noves meses de idade e o reforço aos quatro anos.

Em entrevista ao portal do Ministério da Saúde, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização afirma que a partir dos 5 anos de idade, quem nunca tomou a vacina ou não tem conhecimento de ter tomado deve receber a primeira dose e um reforço, após 10 anos.

A vacinação é recomendada para toda a população das áreas de áreas rurais, regiões silvestres ou de mata. Com o aumento dos casos, alguns municípios do Espirito Santo, do Rio de Janeiro e da Bahia foram incluídos nas áreas de recomendação. As ações de vacinação também foram intensificadas, com buscas ativas na zona rural e o envio de doses extras para algumas regiões.