Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
Relação de troca

Poder de compra de fertilizantes atinge melhor patamar do ano

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou em 1,21 em outubro de 2022, refletindo a redução média de 14% dos preços dos adubos

08 novembro 2022 - 10h08Por Canal Rural
Poder de compra de fertilizantes atinge melhor patamar do ano

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou em 1,21 em outubro de 2022, refletindo a redução média de 14% dos preços dos adubos, em comparação ao mês anterior.

No melhor patamar do ano, o resultado favorece ainda mais a relação de troca nesse momento de final de safra de verão e preparativos para a safrinha, principalmente para o produtor rural que investe em adubos de qualidade para obter incrementos de produtividade e rentabilidade.

Durante o período, o preço médio das commodities registrou alta de quase 2% no mês, em relação a setembro, recuperação liderada pela cana-de-açúcar, que teve uma valorização de 6% em relação ao mês anterior.

A média mensal também considerou a queda de 1% da soja, provocada pela previsão de alta disponibilidade do grão com a expectativa de colheita recorde no Brasil, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Outro fator considerado na composição do IPCF é o câmbio, que variou em 0,3% para cima no dólar, motivado pelo receio de uma recessão global, fator que ainda agita o mercado.

No Brasil, adicionalmente, a disputa eleitoral fez o dólar variar durante todo o mês.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.