Menu
Busca domingo, 19 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
18º
BIODIVERSIDADE

Plantas medicinais e aromáticas são apresentadas em catálogo ilustrado

A publicação traz 137 espécies amazônicas e de outras regiões, bem como os seus usos baseados no conhecimento popular e tradicional

07 maio 2024 - 10h28Por Embrapa

A Embrapa Amazônia Oriental acaba de publicar um catálogo ilustrado das plantas medicinais e aromáticas presentes no horto da instituição, em Belém (PA). A publicação traz 137 espécies amazônicas e de outras regiões, seus usos baseados no conhecimento popular e tradicional, identificação botânica das espécies, imagens e referências técnico-científicas.

A criação do catálogo do horto de plantas medicinais, de acordo com o pesquisador Osmar Alves Lameira, autor da publicação, surgiu da necessidade da formação de um banco de dados ilustrado contendo as espécies existentes na coleção genética da instituição e os respectivos trabalhos técnico-científicos publicados pela equipe do horto.

“Trata-se de um documento base para consultas sobre as espécies, com nomes populares e científicos, formas de propagação e cultivo, além de informações sobre o uso tradicional dessas plantas pelas populações da região”, afirma o pesquisador.

O Horto de Plantas Medicinais da Embrapa Amazônia Oriental foi criado em 1988 com a implantação do primeiro banco ativo de germoplasma (coleção de plantas) de ipecacuanha e, em seguida, de jaborandi (1991) e curauá (2002). Posteriormente, várias espécies medicinais e aromáticas foram incorporadas, formando diversas coleções e dando origem ao atual banco genético.

As pesquisas desenvolvidas no local envolvem estudos de conservação, fenologia, cultivo, avaliação e caracterização morfológica, anatômica, molecular e fitoquímica das espécies medicinais e aromáticas da região.

“Nosso objetivo é melhorar o cultivo, a propagação, a conservação e a manipulação dessas plantas que fazem parte da sociobiodiversidade amazônica”, acrescenta Lameira.