Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
Notícias

Piracicaba tem 38% das startups de agronegócio do estado de São Paulo

18 janeiro 2017 - 12h53Por Globo Rural
Piracicaba tem 38% das startups de agronegócio do estado de São Paulo

Realizado pela Agtech Valley, incubadora de empreendimentos e novas tecnologias sediada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), indica que Piracicaba (SP) concentra 38% das startups do estado de São Paulo voltadas para o agronegócio.

As empresas de tecnologia em etapa inicial ligadas ao setor na cidade correspondem a 18,6% do total de iniciativas dessa natureza no Brasil.

De acordo com o levantamento do Agtech Valley, também apelidado de "Vale do Silício" do  agronegócio, o país tem 75 startups que desenvolvem tecnologias voltadas para o campo. Desse total, 37 ficam no estado de SP e 14 delas em Piracicaba.

A cidade tem mais startups relacionadas ao "universo agro" que Minas Gerais, que tem 13, e Paraná, com sete. O restante das empresas tecnologicas estão distribuídas por outros estados do Brasil.

'Usina de Inovação'
A área de uma antiga usina de açúcar no bairro histórico Monte Alegre, em Piracicaba, também deverá se tornar um espaço empresarial voltado ao agronegócio a partir de fevereiro de 2017. Com investimento de R$ 75 milhões da iniciativa privada, o projeto da "Usina de Inovação" prevê a criação de local para realização de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias no setor.

A iniciativa reúne investidores com a estratégia de transformar o empreendimento, com área de 427 mil metros quadrados, em um local multiuso, integrado e de alto impacto para evolução do agronegócio, segundo a assessoria do empresário Wilson Guidotti Júnior, o Balu, que encabeça o projeto.

A Usina de Inovação contará com coworking (uma área de trabalho compartilhada) e receberá eventos, feiras, shows, lançamentos de produtos e um hotel com centro de convenções. O complexo histórico será restaurado.