Menu
Busca quinta, 18 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
16º
Notícias

Novo programa de melhoramento da raça senepol

13 abril 2017 - 00h00Por ABCB Senepol/Publique

O Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) está lançado, em sua nova edição.Trata-se de um programa oficial da ABCB Senepol visando orientar os criadores quanto à necessidade de conhecimento do valor genético de seus animais bem como facilitar a adoção de medidas que promovam a continua melhoria e evolução da raça Senepol no Brasil, minimizando os riscos naturais dos processos de melhoramento e seleção animal, ao mesmo tempo que resguarda a caracterização morfológica e funcional, evidenciando cada dia mais os benefícios e atributos que nossa raça proporcionam a pecuária de corte nacional.

Também tem o objetivo de sistematizar a coleta e o armazenamento de informações de pedigree, fenótipos e genótipos dos animais, orientar o criador para o uso do melhoramento genético na sua maior abrangência e agregar os parceiros institucionais envolvidos na coleta e processamento de informações na raça Senepol.

Com o surgimento da genômica nos últimos anos, muitos conceitos e estratégias têm sido revistos e aprimorados em programas de melhoramento genético em todas as raças. No Senepol este processo não será diferente, e para fazer frente a este desafio, o PMGS se assenta em quatro etapas fundamentais:

Registro genealógico

O RGN/RGD é a identificação individual de um animal que o relaciona com seu pedigree, com a idade cronológica e com dados fenotípicos e genotípicos. A ABCB Senepol tem a missão oficial de manter e gerenciar esse banco de dados, cujas informações são essenciais para o melhor controle e avanço do melhoramento genético do Senepol no Brasil.

Avalição genética e geração das DEP´s

As avalições genéticas ou programas de melhoramento genético proporcionam a comparação entre o valor genético dos indivíduos para diferentes características através de equações matemáticas que geram as DEP´s, as quais indicam a capacidade de um touro ou uma fêmea de serem bons reprodutores. Esse é um processo continuo e que se aprimora à medida que o banco de animais avaliados aumenta, consequentemente aumentando a precisão (acurácia) da predição genética. O programa Geneplus – EMBRAPA é oficialmente reconhecido pela ABCB Senepol há sete anos e permite a determinação das DEP´s dos animais utilizando os melhores métodos de genética quantitativa existentes. A ABCB Senepol possui contrato de cooperação técnica firmado com o Geneplus – EMBRAPA e já estamos rodando o programa com 69.299 dados analisados, em uma matriz com parentesco de 82.100 indivíduos na edição que foi fechada no ano de 2016, por tanto possuímos a maior base de dados do Senepol no Brasil e acreditamos que já também em nível mundial. Aproveitamos também para informar que nossos técnicos inspetores já se encontram em fase final de habilitação para serem também técnicos de melhoramento do programa Geneplus – EMBRAPA visando a minimização de custos aos criadores associados. Além disso, o programa Geneplus – EMBRAPA apresenta hoje o melhor custo/beneficio existente no mercado.

Provas de avaliação

Estas provas permitem analisar características de mais difícil mensuração, como ultrassonografia de carcaça, avaliação morfológica, eficiência alimentar, aspectos reprodutivos, nos animais elite da raça. Somos pioneiros no uso deste tipo de ferramenta no Brasil. Estas provas podem ocorrer no formato intra ou extra rebanho a depender do interesse e objetivo de seleção de cada criador, a definição de premissas para a chancela da ABCB Senepol a prova de avaliação leva em conta os preceitos mínimos tecnicamente recomendados que são resguardados gerando informações confiáveis e que serão usadas para alimentar o PMGS.

Genômica

Esta tecnologia consiste da análise direta do DNA do animal, através de uma amostra de pelo, sangue ou tecido de orelha, e geração de informação que auxilie na tomada de decisões pelo criador. Existem quatro níveis de aplicação da genômica na raça Senepol, sendo importante salientar que as aplicações e todos os níveis estarão integradas em um único teste de DNA.

Em breve estaremos propondo a substituição dos testes de paternidade atuais (microssatélites) pelos SNPs que estão apenas aguardando normatização pelo MAPA. Estamos, no curtíssimo prazo, estruturando o teste de marcadores diretos onde a informação é do tipo sim ou não para as seguintes características: musculatura dupla e gene, “slick” (tamanho de pêlo).

Aprimoramento das DEP´s tradicionais para peso e carcaça como a incorporação da genômica, aumentando a precisão das mesmas. Desenvolvimento da genômica para características novas como eficiência alimentar, reprodução e qualidade de carcaça.

As quatro etapas acima citadas que constituem o PMGS serão integradas pela ABCB Senepol para a máxima geração de benefícios para os associados. A associação otimizará o processo de logística das amostras, processamento da amostra junto ao laboratório de DNA, armazenamento e processamento dos dados genéticos, envio para análise de bioinformática e interpretação dos resultados junto aos criadores, muito brevemente.