Menu
Busca terça, 16 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Notícias

Nova soja da Embrapa promete isolar a ferrugem asiática

07 fevereiro 2018 - 19h44Por Notícias Agrícolas

Durante a Show Rural Coopavel, o pesquisador André Grando, da Embrapa, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar o lançamento da cultivar BRS 511, uma cultivar de soja resistente à ferrugem asiática, um dos principais problemas da cultura no Brasil.

Essa cultivar conta com uma tecnologia que é chamada de Shield. Com ela, o fungo da ferrugem consegue infectar a planta de soja, mas não evolui, já que a defesa da própria planta irá isolar o ataque desse fungo.

Dessa forma, os produtores poderão reduzir o número de aplicações e ter mais segurança no cultivo, gerando economia, já que o controle da ferrugem não é uma prática barata, bem como a doença implica em perdas de produtividade.

Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, o estado do Paraná lidera a incidência da ferrugem asiática neste ano, com 108 casos. Os produtores, em decorrência das chuvas, não conseguiram entrar nas lavouras por um longo período de tempo. Grando explica que, com a nova cultivar, o avanço da ferrugem também pode ser reduzido.

A BRS 511 já estará disponível na próxima safra, sendo recomendada para produtores de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Goiás.