Menu
Busca quinta, 04 de março de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
32ºmax
22ºmin
Notícias

Nível do Rio Miranda ultrapassa os 7 metros e permanece em estado de emergência

28 fevereiro 2018 - 13h31Por Imasul
Nível do Rio Miranda ultrapassa os 7 metros e permanece em estado de emergência
O nível do rio Miranda continua subindo e em estado de emergência, de acordo com monitoramento feito pela Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado ao Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
 
Na quinta-feira (22) o rio estava em 6,62 metros e o Imasul emitiu Aviso de Evento Crítico alertando para o risco iminente de alagamentos. Como previsto o rio Miranda chegou a 7,15 metros na sexta-feira (23), podendo causar problemas aos moradores locais.
 
Devido a chuva em vários pontos do Estado, no final de semana o rio Miranda continuou subindo com marca de 7,34 metros no sábado (24), 7,41 metros no domingo (25) e 7,49 metros nesta segunda-feira (26).
 
A tendência é de que o rio continue subindo até amanhã, porém se as chuvas continuarem a alta deve permanecer nos próximos dias.  No final de semana, a prefeitura e a Defesa Civil se uniram para dar apoio às famílias atingidas pelas enchentes.
 
A Sala de Situação do Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência. Além da Sala de Situação, a Semagro dispõe de outro importante instrumento para orientar o poder público e a população em geral sobre mudanças bruscas no clima e tempo: o CEMTEC (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).