O jornal norte-americano, The New York Times, lançou um concurso voltado a “todos os carnívoros” questionando: “por que é ético comer carne?”. O artigo do jornal diz:
“Eticamente falando, os vegetais têm toda a glória. Nos últimos anos, os vegetarianos – e em um grau ainda maior os vegans – têm dominado as discussões sobre éticas de consumo. Para o filósofo, Peter Singer, cuja publicação “Animal Liberation”, de 1975, reanimou um movimento internacional, e para o romancista Jonathan Safran Foer, que em 2009 escreveu o best seller “Eating Animals”, aqueles que renegam a carne argumentam que o que consumimos é uma decisão ética crucial. Para ser justos, dizem eles, precisamos abandonar os hambúrgueres e se unir a eles.
Em resposta, aqueles que amam carne têm surpreendentemente pouco a dizer. Eles dizem, é claro, que, bem, adoram carne ou que a carne está profundamente impregnada em nossos hábitos, cultura ou cozinha, ou que é nutritivo, ou ainda, que os carnívoros têm se dedicado a melhorar as vidas dos animais, melhorando o que eles comem, como vivem e como são abatidos. Porém, poucos tentam responder a questão ética fundamental: se é certo comer animais em primeiro lugar, pelo menos quando a sobrevivência humana não está em jogo.
Dessa forma, anunciamos hoje um concurso para os leitores onívoros do The New York Times. Convidamos você a apresentar o argumento mais forte possível para essa que é uma das práticas diárias mais básicas.
Reunimos um grupo de juízes – alguns dos mais influentes pensadores para questionar ou condenar o consumo de carne: Peter Singer, Michael Pollan, Mark Bittman, Jonathan Safran Foer e Andrew Light. Se você puder superá-los, colocaremos seu nome em destaque (ou, pelo menos, impresso). Então, vamos pensar. E vamos escrever. Você tem duas semanas e 600 palavras para decifrar a história dietética inteira de nossa espécie. Bom apetite!”.
Para participar do concurso, a pessoa precisa mandar um texto dizendo por que considera ético consumir carne com no máximo 600 palavras para o e-mail [email protected] até 8 de abril. Os melhores textos serão publicados no jornal.Veja a matéria original no jornal americano aqui.
E você caro leitor BeefPoint, por que é ético comer carne? Deixe seu comentário explicando as razões para seu consumo!