Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

MS deve ter uma retração de 24,9% na produção da safrinha, diz Conab

11 julho 2016 - 00h00Por Agrrodebate

Mato Grosso do Sul deve registrar na safrinha de milho deste ano uma retração de 24,9% no volume produzido em relação a do ano passado. Segundo o levantamento mensal de acompanhamento da safra, divulgado nesta quinta-feira (7), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deve cair de 9,108 milhões de toneladas para 6,843 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, as variações climáticas provocaram a redução na projeção de produção. Entre os principais problemas estiveram a estiagem e as altas temperaturas registradas em abril, o que atingiu as lavouras em fases críticas de desenvolvimento.

“Já são observadas em diversas áreas, e de modo frequente, lavouras com plantas mal desenvolvidas e de menor porte, com espigas menores e mal granadas, indicativas reais das quebras de produtividade relatadas em praticamente todos os municípios levantados”, destacam os técnicos da Conab no levantamento.

Eles também destacam que a situação foi agravada pelas quedas de temperatura registradas no mês passado. “Em meados de junho foram registrados baixas temperaturas em toda região central e sul do estado, o que agrava o quadro de perdas já instalado, uma vez que afeta muitas áreas em plena fase de granação”, ressaltam em outro trecho da publicação.

O levantamento destaca também que na segunda quinzena de julho começou a colheita da safrinha, mas aponta que a alta umidade nos grãos já colhidos, acima de 26%, justifica o baixo percentual de áreas em que o trabalho já foi concluído, apenas 4%, na época do levantamento das informações.