Menu
Busca sexta, 25 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
19ºmin
Notícias

MS deve ter uma retração de 24,9% na produção da safrinha, diz Conab

11 julho 2016 - 00h00Por Agrrodebate

Mato Grosso do Sul deve registrar na safrinha de milho deste ano uma retração de 24,9% no volume produzido em relação a do ano passado. Segundo o levantamento mensal de acompanhamento da safra, divulgado nesta quinta-feira (7), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deve cair de 9,108 milhões de toneladas para 6,843 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, as variações climáticas provocaram a redução na projeção de produção. Entre os principais problemas estiveram a estiagem e as altas temperaturas registradas em abril, o que atingiu as lavouras em fases críticas de desenvolvimento.

“Já são observadas em diversas áreas, e de modo frequente, lavouras com plantas mal desenvolvidas e de menor porte, com espigas menores e mal granadas, indicativas reais das quebras de produtividade relatadas em praticamente todos os municípios levantados”, destacam os técnicos da Conab no levantamento.

Eles também destacam que a situação foi agravada pelas quedas de temperatura registradas no mês passado. “Em meados de junho foram registrados baixas temperaturas em toda região central e sul do estado, o que agrava o quadro de perdas já instalado, uma vez que afeta muitas áreas em plena fase de granação”, ressaltam em outro trecho da publicação.

O levantamento destaca também que na segunda quinzena de julho começou a colheita da safrinha, mas aponta que a alta umidade nos grãos já colhidos, acima de 26%, justifica o baixo percentual de áreas em que o trabalho já foi concluído, apenas 4%, na época do levantamento das informações.
 

Leia Também

STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Repercussão geral
STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Fim dos Conflitos
Câmara aprova projeto que regulamenta demarcação de terras indígenas
Aprovado o mérito na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o substitutivo ao PL 490/2007 aguarda análise dos destaques para seguir ao Plenário
Notícias
Cai diferença entre valor da arroba e carne no atacado
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida
Análise
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida