Menu
Busca terça, 16 de dezembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
Notícias

Ministério da Justiça divulga nova portaria sobre demarcação de terras indígenas

20 janeiro 2017 - 00h00Por Da Assessoria de Imprensa

O Ministério da Justiça e Cidadania criou um Grupo Técnico Especializado (GTE) para subsidiar assuntos relacionados à demarcação de Terra Indígena. A determinação é do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), dessa quarta-feira (18), por meio da Portaria Nº 68. 

A portaria é proveniente de um relatório circunstanciado produzido pela Funai (Fundação Nacional do Índio) que trata da identificação e delimitação da terra indígena, e tem como finalidade avaliar de forma criteriosa “o estudo de todo procedimento de demarcação, bem como a necessidade de se conciliar celeridade e segurança jurídica”. 

De acordo com a portaria, o GTE será formado pela Funai, por uma Consultoria Jurídica, pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, possuindo como atribuições, dentre outras, a avaliação dos processos de demarcação de terra indígena - através da verificação das provas de ocupação e uso histórico da terra - dos estudos e documentos técnicos e do cumprimento da jurisprudência do STF sobre o assunto, podendo ainda, recomendar a realização de diligências. 

Além da realização de audiências públicas serão admitidos “outros meios de participação das partes interessadas, diretamente ou por meio de organizações e associações legalmente reconhecidas”, conforme previsto no artigo 3º da publicação. 

Segundo o assessor jurídico da Famasul, Gustavo Passarelli, a portaria é importante por fornecer critérios mais objetivos à atuação da Funai no procedimento administrativo, prestigiando princípios caros à administração pública, como a transparência, a publicidade e a eficiência, que terão como consequência, além de salvaguardar a segurança jurídica, conferir legitimidade às decisões de demarcação.  

Em um estado com 123 propriedades rurais invadidas, a publicação da portaria, para o presidente do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, demonstra concretamente a preocupação do Governo Federal na resolução da questão fundiária indígena do nosso país. Esse importante avanço, conforme o presidente, privilegia a segurança jurídica, tão necessária a um Estado Democrático de Direito.

Leia Também

Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
TRIBUTAÇÃO
Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
MERCADO
Realização de lucros pressiona contratos futuros do boi gordo
A 3ª semana de dezembro/25 foi marcada por quedas generalizadas nas cotações futuras na bolsa B3, sobretudo nos vencimentos mais longos, destaca a Agrifatto
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
SAFRA DE GRÃOS 2025/26
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia
AGROINDÚSTRIA
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia