Menu
Busca quinta, 18 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
Notícias

Mercado turbulento faz preços da carne subir

26 maio 2017 - 00h00Por Scot Consultoria

Mercado em alta.

Estamos no final do mês, época de redução nas vendas de carne. Ou seja, não há situação de consumo que justifique tal comportamento, embora a explicação disso possa estar no escoamento da carne. Parece contraditório. E seria se o mercado não estivesse passando por tanta turbulência.

Embora o consumidor esteja retraído, aguardando o pagamento dos salários, as delações da alta cúpula da JBS, somadas ao posicionamento da empresa de comprar boiadas somente a prazo, é certo que reduziu a produção de carne desta empresa.

Isso, além de diminuir a oferta no mercado de forma geral, abre espaço para outros frigoríficos atenderem eventuais clientes da JBS. Estas indústrias, por sua vez, veem suas vendas aumentarem e, com isso, acabam elevando os preços.

É daí que vem a alta da carne. A valorização dos últimos sete dias foi de 1,0%.

O que melhorou muito durante a semana foi a margem das indústrias que desossam, que chegou a quase 35,0%, um dos maiores valores históricos. O preço do boi caiu e a carne subiu, tudo como reflexo dos acontecimentos políticos envolvendo um grande player do setor.

É preciso, como nunca, seguir atento ao desenrolar de tudo isso. É certo que grande parte dos acontecimentos ainda não estão completamente precificados nos mercados do boi e da carne.