Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
Notícias

Mapa espera retomada das vendas de carne in natura para EUA em outubro

27 setembro 2017 - 00h00Por CarneTec

A retomada das compras de carne bovina in natura brasileira pelos Estados Unidos é esperada para outubro, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil na terça-feira (26).

Os EUA embargaram as importações do produto brasileiro em junho, depois da divulgação da Operação Carne Fraca, que investigou corrupção envolvendo fiscais sanitários federais e funcionários de alguns frigoríficos brasileiros.

Uma missão técnica norte-americana veio ao Brasil no primeiro semestre, à convite do ministério, e visitou várias plantas, numa tentativa do governo brasileiro de retomar o comércio entre os países.

O Mapa também enviou documento aos norte-americanos respondendo aos questionamentos feitos pela missão veterinária.

Na segunda-feira (25), cinco frigoríficos obtiveram autorização dos EUA para retomar as vendas de carne bovina processada ao país. Esses frigoríficos tinham sido embargados preventivamente pelo Mapa por problemas como rompimento de embalagens.

“Esperamos que, muito em breve, a gente consiga também liberar a carne in natura”, disse o ministro Blairo Maggi, durante evento em São Paulo, segundo nota divulgada pelo Mapa.

Segundo o ministério, os produtos processados termicamente representam a maior parte da exportação de carne brasileira para os americanos, sendo que o Brasil possui 18 frigoríficos fornecedores desta matéria-prima.