Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
17º
Notícias

Mapa deve suspender preventivamente exportações da BRF por acobertamento de salmonela

05 março 2018 - 00h00Por Notícias Agrícolas

Ênio Marques, ex-titular da Defesa Agrobrasileira em duas ocasiões, se diz surpreso em como uma empresa do porte da BRF, entre as duas maiores exportadores de proteína animal, se envolveu em mais esse caso, especialmente depois da situação criada na Operção Carne Fraca. Ele acredita que o governo deva suspender temporariamente as certificações de exportações da empresa, cuja gestão ele vê como "temerária".

 
A PF, com apoio do Mapa, emitiu 91 ordens judiciais, levando à prisão nesta manhã (5/3) até do ex-presidente do grupo, Pedro de Andrade Faria. Estão envolvidos veterinários, cinco laboratórios credenciados pelo Mapa, os profissionais técnicos da empresa e possivelmente agentes públicos.
 
De posse do relatório que recebeu do Mapa, Marques notou investigações robustas e que comprovam o acobertamento de casos de salmonela pullorum, animal, de notificação obrigatória.
 
Essas investigações teriam contado com depoimentos de granjeiros integrados, que assumiram. nas investigações, a conivência com a BRF.
 
Ênio Marques acredita que o caso, internacionalmente, pode ficar restrito à BRF, com graves prejuízos em suas exportações, mais grave ainda porque a empresa noitificou prejuízos extraordinários em seu balanço de 2017.
A participação do Mapa no curso das investigações, com a área de inteligência criada após a Carne Fraca, poderá evitar que os importadores estendam alguma punição a outras empresas concorrentes da BRF, com prejuízos mais dimensionados à balança comercial brasileira.