Menu
Busca sexta, 01 de novembro de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Mercado exportador

Mapa atende produtores e prorroga prazo para suspender exportações de carne de fêmeas para Europa

União Europeia exige que Brasil retire o estradiol dos protocolos de inseminação artificial por tempo fixo

27 setembro 2024 - 20h38Por Acrissul | Assessoria de Imprensa
Mapa atende produtores e prorroga prazo para suspender exportações de carne de fêmeas para Europa

Atendendo a diversas manifestações de entidades do setor produtivo, entre elas a Acrissul, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), distribuiu nesta sexta-feira, 27, um ofício circular comunicando a prorrogação por 120 dias, do prazo para a vigência da medida que suspende as importações pela União Europeia, de carne bovina de fêmeas bovinas brasileiras, até que se crie um novo protocolo em que não haja o uso do estradiol nos programas de inseminação artificial.

Pelo novo ofício, o Brasil tem até 27 de janeiro de 2025 para a apresentação deste novo protocolo. A suspensão começaria a contar no dia 6 de outubro próximo.

Em ofício enviado ao Mapa, a Acrissul argumentou que o Mato Grosso do Sul, assim como outros estados brasileiros, vive um momento excepcional no mercado global, com recordes em abates e exportação de produtos agropecuários, especialmente no setor de carnes e derivados. Essa decisão impacta diretamente frigoríficos que exportam carne bovina, sendo o Brasil um dos maiores fornecedores desse produto para a Europa.

O MS conta com um estoque de animais sendo preparado para exportações e tal medida restritiva poderia criar insegurança no mercado, afetando toda a cadeia produtiva da pecuária, dado o alto volume de fêmeas abatidas diariamente para atender a demanda, inclusive as cotas internacionais.

O novo prazo foi recebido com grande alívio pelo setor produtivo. Com o novo prazo haverá tempo suficiente para a elaboração de um novo protocolo para atender as exigência do mercado europeu. O protocolo á vem sendo preparado pela ABCAR (Associação Brasileira das Empresas de Certificação por Auditoria e Rastreabilidade).