Menu
Busca segunda, 20 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
PESQUISA

Livro de pesquisador da Embrapa aborda o impacto dos fertilizantes

"Relatório resumido dos impactos dos defensivos agrícolas e fertilizantes na saúde e maneiras de minimizá-los" foi publicado pela UNEA

01 setembro 2022 - 08h51Por Embrapa

O pesquisador  Vinicius Benites, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ), foi o único empregado da Empresa que participou do livro “Relatório resumido dos impactos dos defensivos agrícolas e fertilizantes na saúde e maneiras de minimizá-los” (“Synthesis Report of Environmental and Health Impacts of Pesticides and Fertilizers and Ways of Minimizing Them", título original em inglês”), publicado pela Assembleia para o Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEA). “Houve uma chamada pública em 2019 para profissionais que tivessem trabalhos na área, eu apresentei a Rede FertBrasil”, conta Benites. “E eu já havia participado antes, na FAO, da elaboração do código de conduta para fertilizantes.”

Na sede da UNEA, em Genebra (Suíça), houve uma série de debates com membros de 12 países. Vinicius participou do grupo que debateu fertilizantes. Depois houve um compromisso entre os participantes para escrever capítulo(s) para o livro. Vinicius participou do capítulo que versa sobre a situação dos fertilizantes no mundo.

‘Esse debate foi antes da crise dos fertilizantes, causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, então a pauta estava direcionada para o uso responsável do insumo e riscos a ele relacionados. Não se falou sobre a falta de fertilizantes no mercado mundial”, relata Vinicius. “A principal preocupação dos países europeus era com a possível contaminação causada pelos fertilizantes, tanto que antes do lançamento do código de conduta para fertilizantes houve um similar sobre defensivos agrícolas”.

No debate na UNEA a preocupação de Vinicius era separar fertilizantes de defensivos. Houve uma grande preocupação em falar sobre os aspectos negativos dos fertilizantes, sem lembrar dos positivos. “Tudo bem, existem alguns riscos relacionados ao insumo, mas fizemos questão de mencionar os impactos positivos o que, inclusive, gerou um capítulo no livro”, completa Vinicius.