Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Notícias

Japão promete abrir seu mercado à carne bovina brasileira

07 dezembro 2016 - 00h00Por Valor Econômico

O vice-ministro da Agricultura do Japão, Hiromichi Matsushima, prometeu ao ministro Blairo Maggi que o país vai permitir importações de carne bovina brasileira, tanto in natura quanto processada. Os dois estão em Cancún , no México, para a realização da COP 13, a Conferência da Biodiversidade.

Segundo o ministério da Agricultura brasileiro, Matsushima disse que apenas faltam “algumas questões burocráticas” no ministério da Saúde japonês, para que esse comércio seja de fato viabilizado.

Maggi disse que as negociações para exportação de carne bovina processada aos japoneses estão “na reta final”. Em relação à abertura para carne in natura, explicou que o Ministério da Agricultura fez o pedido a Tóquio apenas em setembro último.

“Pedimos agilidade para nossas carnes frescas, pois o Brasil pode ser declarado livre de febre aftosa pela OIE [Organização Mundial de Saúde Animal] em 2018, se tudo correr bem”, afirmou.

Em contrapartida, o vice-ministro também pediu a Maggi que sejam aprovados estabelecimentos japoneses para exportar ao Brasil a carne bovina da raça “wagyu” in natura. Maggi respondeu não haver restrições a essa importação.