Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Notícias

Inoculação aumenta em 35% proteína da braquiária

31 janeiro 2018 - 00h00Por Agrolink

Uma novidade desenvolvida pela Embpra soja em pareceria com a empresa Total Tecnologia aumenta produção de biomassa e o conteúdo de proteína do capim-braquiária. Funciona através da inoculação do capim com Azototal, o primeiro produto comercial com registro para braquiárias e é um inoculante que contém estirpes selecionadas da bactéria Azospirillum brasilense. O lançamento da tecnologia será no Show Rural Coopavel, que acontece de 5 a 9 de Fevereiro em Cascavel, no Paraná.

“Com a inoculação, as forrageiras poderão dispor de 25% a mais de proteína, o que irá melhorar a qualidade nutricional da alimentação dos animais”, relatam os pesquisadores da Embrapa Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira, que participaram do desenvolvimento da tecnologia.

 
A inoculação com o Azototal resultou em um incremento de 15% na produção de biomassa da braquiária e de 25% no conteúdo total de proteína, em comparação às parcelas que não receberam o produto. “Esses números são excepcionais e podem impactar positivamente a agropecuária”, afirma Mariangela Hungria. A Azospirillum brasilense é descrita como “bactéria promotora do crescimento de plantas”.
 
O efeito mais importante desse microrganismo é a produção de fitormônios que levam a incrementos consideráveis na biomassa de raízes. “Com o maior crescimento das raízes, a capacidade da forrageira para explorar o solo em busca de nutrientes e água é ampliada e permite, inclusive, maior aproveitamento do fertilizante aplicado”, explica a cientista da Embrapa.