Menu
Busca terça, 16 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Notícias

Início da colheita da soja tem leve atraso e já impacta nos preços e prêmios no BR

15 janeiro 2018 - 00h00Por Notícias Agrícolas

As primeiras áreas cultivadas com soja já começaram a ser colhidas em Mato Grosso. No maior estado produtor do grão no país, em torno de 1,29% da área plantada, de 9,42 milhões de hectares, nesta temporada havia sido colhida até o último dia 12 de janeiro, conforme primeiro levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

 
O índice está abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior, de 5,33%. Até o momento, a região Oeste lidera a colheita, com 3,02% da área já colhida. Na sequência está a região Médio-Norte, com 1,85% da área colhida e depois o Centro-Sul, com 1,47% da área já colhida.
 
Segundo explica o consultor em agronegócios Ênio Fernandes, da Terra Agronegócios, o início da colheita da soja neste ano deverá ser realmente lento, depois dos problemas observados durante a época do plantio em função de adversidades climáticas. 
 
E essa lentidão já começa a refletir na formação dos preços e dos prêmios para a soja brasileira. A disputa entre o mercado exportador e a demanda interna - ambos aquecidos - já traz um diferencial entre os indicativos e mostra o potencial dos dois setores, como explica Fernandes, além de deixar claro os estoques limitados do Brasil.