Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Notícias

Importações de carne bovina do Japão devem alcançar maior volume em 17 anos

26 janeiro 2018 - 00h00Por Bloomberg

 As compras de carne bovina do Japão deverão para subir neste ano, uma vez que a crescente demanda por carnes acessíveis se opõe ao primeiro aumento nas tarifas de importação em 14 anos.

 
As importações de carne bovina pelo Japão provavelmente aumentarão ao nível mais alto desde 2001, depois de crescer mais de 10% no ano passado, disse Shiro Ohashi, diretor executivo da Japan Meat Traders Association, em uma entrevista em Tóquio na quinta-feira. A carne bovina estrangeira é procurada como uma alternativa mais barata para carne e peixe japoneses, disse ele.
 
O consumo de carne aumentou em 6,8% nos sete meses até 31 de outubro, para a expansão anual mais rápida em pelo menos 12 anos, de acordo com os últimos dados do Ministério da Agricultura. Os produtores japoneses não conseguem acompanhar a demanda, à medida que os produtores idosos se aposentam sem sucessores e que o rebanho doméstico se encolhe.
 
A carne Wagyu premium está se tornando muito cara para muitos japoneses, à medida que demanda de compradores no exterior está se expandindo, aumentando os preços, disse Ohashi. A carne bovina menos gorda da Austrália e dos EUA está se tornando popular, especialmente entre os consumidores mais velhos, disse Ohashi.
 
As importações de carne de bovino dos EUA estão se expandindo a um ritmo mais rápido do que as vendas australianas, mesmo quando o Japão aumentou as tarifas de carne congelada nos EUA em agosto, porque os preços dos EUA continuam competitivos, disse Ohashi.
 
Nos 11 meses até novembro, as importações de carne bovina dos Estados Unidos aumentaram em 26,6% em relação ao ano anterior e as compras de carne da Austrália aumentaram em 5,5%, de acordo com o Ministério da Agricultura. Os EUA representam 42% das importações totais.
 
É provável que as importações se expandam a médio prazo após os acordos comerciais do Japão com 10 nações do Pacífico e a União Europeia.