Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Governo quer elevar alíquota do Funrural para cobrir o passivo, diz Blog Ambiente Inteiro

09 maio 2017 - 00h00Por Blog Ambiente Inteiro

A equipe econômica do governo não pretende baixar o alíquota de 2,1% cobrados atualmente sobre a produção bruta a título de Funrural. Os técnicos alegam que isso caracterizaria renúncia de receita, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo pretende manter a taxa 2,1% e adicionar mais 1% para produtores que têm débito pagarem o retroativo em até 180 vezes. O Governo também não pretende criar a opção de pagamento sobre o faturamento ou sobre a folha. A informação é do blog Ambiente Inteiro.

A proposta apresentada pelo setor rural era reduzir a alíquota cobrada sobre a comercialização bruta de 2,1% para 1% e adicionar mais 0,25% para cobrir o passivo dos últimos cinco anos. O setor também queria que o produtor tivesse o direito de escolher entre contribuir pela receita ou pela folha de pagamento. No segundo caso, a alíquota seria de 23%, dependendo da atividade.

As duas pontas da negociação estão postas. Na próxima terça-feira, dia 9, a bancada tem reunião marcada com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para fechar o acordo.