Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
26ºmin
Notícias

Governo lança ‘Precoce MS’ buscando excelência na produção de carne e redução do efeito estufa

31 janeiro 2017 - 18h01Por Kelly Ventorim | Da Sepaf-MS
Governo lança ‘Precoce MS’ buscando excelência na produção de carne e redução do efeito estufa

Uma nova fase na pecuária sul-mato-grossense será inaugurada no próximo mês com o lançamento do programa Precoce MS.

Reformulado a partir do antigo programa ‘Novilho Precoce’, vigente por mais de 20 anos sem sofrer grandes alterações em seu escopo, o novo programa, além de ganhar roupagem mais moderna e ser todo informatizado, continuará  premiando os produtores considerando os atributos do animal, como maturidade, acabamento, sexo e peso.  

Porém, para que recebam o máximo da premiação quando encaminhados para o abate, também serão considerados atributos do lote (que deve ter padronização de no mínimo 60%) e o processo produtivo dentro do estabelecimento rural. Ao avaliar o processo produtivo, quatro quesitos ajudarão a definir a pontuação final e o valor do beneficio: as boas práticas agropecuárias, comprovadas por meio de documentos trabalhistas, ambientais e sanitários; a identificação individual dos animais, a sustentabilidade e o associativismo.

Sobre este último item o coordenador de Pecuária da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Rubens Flávio Mello Correa, esclareceu que será avaliado o grau de envolvimento do produtor em associações ou algum sistema que se assemelhe. “Todo tipo de acordo mercadológicos será avaliado”. Completou.

O que o Governo do Estado espera com o novo sistema, segundo Rubens é garantir maior transparência nas avaliações, conscientizar sobre a responsabilidade de todos com o meio ambiente em especial a redução de emissão de gases de efeito estufa, com o qual o Pais se comprometeu em importantes acordos internacionais e, oferecer mecanismos que induzam a ações voltadas a sustentabilidade das propriedades.

Envolvido em todo o processo de desenvolvimento do novo programa, a Embrapa Gado de Corte, disponibilizará um aplicativo para celular, no qual o produtor poderá fazer avaliação dos animais, do sistema de produção, além de simular os incentivos que receberá.

Para o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, a interação entre o Governo do Estado e as instituições que representam a classe produtora (como Famasul, Acrissul, Associação Novilho Precoce e Ministério da Agricultura e Abastecimento) na construção desse novo programa, desenvolvido numa plataforma totalmente informatizada e com mecanismos modernos de interação, garantirão ao Estado resultados mais eficazes na busca pela modernização da pecuária.

O programa começa a rodar em caráter experimental, a partir de de 1º de fevereiro de 2017. As inscrições dos técnicos,  produtores, empresas tipificadoras independentes e frigoríficos  encontram-se abertas no site www.sepaf.ms.gov.br onde também constam todas as informações.

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados