Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
25ºmin
Notícias

Governo lança aplicativo que colocará dados dos equídeos na palma da mão do criador

28 novembro 2017 - 12h03Por Semagro | Acrissul

O Governo do Estado através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), lançou nesta terça-feira (28) o aplicativo Resenha Virtual. A iniciativa inédita vai simplificar e identificação e troca de informações sanitárias do rebanho estadual de equídeos.

O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal),  que busca tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado. Através da Resenha Virtual, os exames para anemia infecciosa equina (AIE) e mormo poderão ser requisitados via web aos laboratórios e a emissão das Guias de trânsito de animais (GTA) também poderá ser realizada via internet para equídeos já cadastrados no sistema e com exames negativados, assim como já acontece no caso do transporte de bovinos no Estado, de forma padronizada e informatizada.
 
Segundo o Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, com a ‘Resenha Virtual’ será possível realizar a notificação imediata de doenças, a interdição automática do trânsito de animais doentes, a obtenção de dados corretos de suspeitas de focos e manter atualizado o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal. “A resenha vem para aumentar a segurança sanitária do plantel do estado, além de viabilizar dados sobre trânsito e aglomerações, evitando fraudes e falsificações criando um banco de dados com histórico dos animais do Estado” completou.
 
Segundo Luciano com o programa instalado no dispositivo móvel que só pode ser acessado com uma senha individual, o proprietário e ou veterinário responsável terá acesso a todo o histórico de exames e do trânsito de cada animal, além de dados como registro de raça, número de chip, imagens o que o torna um excelente sistema de gestão animal também.
 
Para identificar os equídeos no sistema os médicos veterinários responsáveis terão que passar por um curso na agência, habilitando-os para o procedimento e os laboratórios deverão ser cadastrados no sistema, através de um processo que será explicado a partir do lançamento do programa, que será disponibilizado através de um aplicativo simples, moderno e forma gratuita para celulares com sistemas Android e em breve IOS.
 
A apresentação da ‘Resenha Virtual será realizada em um evento dia 28 de novembro no tatersal “Fabio Zahran” na Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, a partir das 19h, onde são esperados criadores, entidades representativas de todas as modalidades dos esportes equestres, organizadores de eventos e a presença do Governador Reinaldo Azambuja, Secretário Jaime Verruck (Semagro) entre outras autoridades.
 
Equídeos em Mato Grosso do Sul
Segundo dados da Agência, em Mato Grosso do Sul a população de equinos cadastrada em sistema é de aproximadamente 431 mil animais, sendo que 82% destes encontram-se na região do planalto. 
 
Clique AQUI e veja mais imagens na galeria de fotos 

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados