Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
29º
Notícias

Governo lança aplicativo que colocará dados dos equídeos na palma da mão do criador

28 novembro 2017 - 12h03Por Semagro | Acrissul

O Governo do Estado através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), lançou nesta terça-feira (28) o aplicativo Resenha Virtual. A iniciativa inédita vai simplificar e identificação e troca de informações sanitárias do rebanho estadual de equídeos.

O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal),  que busca tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado. Através da Resenha Virtual, os exames para anemia infecciosa equina (AIE) e mormo poderão ser requisitados via web aos laboratórios e a emissão das Guias de trânsito de animais (GTA) também poderá ser realizada via internet para equídeos já cadastrados no sistema e com exames negativados, assim como já acontece no caso do transporte de bovinos no Estado, de forma padronizada e informatizada.
 
Segundo o Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, com a ‘Resenha Virtual’ será possível realizar a notificação imediata de doenças, a interdição automática do trânsito de animais doentes, a obtenção de dados corretos de suspeitas de focos e manter atualizado o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal. “A resenha vem para aumentar a segurança sanitária do plantel do estado, além de viabilizar dados sobre trânsito e aglomerações, evitando fraudes e falsificações criando um banco de dados com histórico dos animais do Estado” completou.
 
Segundo Luciano com o programa instalado no dispositivo móvel que só pode ser acessado com uma senha individual, o proprietário e ou veterinário responsável terá acesso a todo o histórico de exames e do trânsito de cada animal, além de dados como registro de raça, número de chip, imagens o que o torna um excelente sistema de gestão animal também.
 
Para identificar os equídeos no sistema os médicos veterinários responsáveis terão que passar por um curso na agência, habilitando-os para o procedimento e os laboratórios deverão ser cadastrados no sistema, através de um processo que será explicado a partir do lançamento do programa, que será disponibilizado através de um aplicativo simples, moderno e forma gratuita para celulares com sistemas Android e em breve IOS.
 
A apresentação da ‘Resenha Virtual será realizada em um evento dia 28 de novembro no tatersal “Fabio Zahran” na Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, a partir das 19h, onde são esperados criadores, entidades representativas de todas as modalidades dos esportes equestres, organizadores de eventos e a presença do Governador Reinaldo Azambuja, Secretário Jaime Verruck (Semagro) entre outras autoridades.
 
Equídeos em Mato Grosso do Sul
Segundo dados da Agência, em Mato Grosso do Sul a população de equinos cadastrada em sistema é de aproximadamente 431 mil animais, sendo que 82% destes encontram-se na região do planalto. 
 
Clique AQUI e veja mais imagens na galeria de fotos