Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
32ºmax
21ºmin
Notícias

Governo e organizadores lançam Showtec 2010, com foco na sustentabilidade

22 janeiro 2010 - 00h00Por Notícias.MS

O Governo do Estado, a Fundação MS e entidades parceiras na promoção e organização da Showtec lançaram hoje (22) a edição 2010 da feira, que acontece de 2 a 4 de fevereiro, em Maracaju. Neste ano, o enfoque é buscar nas inovações tecnológicas soluções para contornar adversidades climáticas e fazer do agronegócio uma atividade sustentável do ponto de vista econômico e ambiental.
 
O governador André Puccinelli (PMDB) defendeu o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias para fazer a produção crescer em qualidade e quantidade. “Veja o exemplo de dois anos anteriores, nas safras de 2008 e 2009: a seca, a redução de produtividade, a ponto de termos perda de dois milhões de toneladas de grãos”, ele comparou. “Ou seja, se monitoramos as condições climáticas, se melhoramos as variedades das cultivares, a tecnologia da incorporação de insumos ao solo, teremos produtividade como não se pensava há 15 anos”.
 
 De acordo com o diretor executivo da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, a intenção é mesmo buscar alternativas para problemas como as condições adversas do clima na safra do ano passado, quando municípios do Estado chegaram a decretar situação de emergência na zona rural por causa das perdas. “Estamos focando um conjunto de tecnologias nas quais o agropecuarista possa produzir frente a variação climática. Precisamos de um produtor capitalizado, de um estado forte. Por isso vamos divulgar um conjunto de alternativas desde a melhoria do plantio direto, o consórcio milho safrinha/pastagem, o lançamento de variedades de soja mais adaptadas para o estado, enfim, tecnologias para darem sustentabilidade”, exemplifica Broch.
 
Durante a feira, serão apresentadas tecnologias desenvolvidas pela própria Fundação MS, por outros órgãos do Estado, por instituições de pesquisa de fora de Mato Grosso do Sul e por multinacionais. Serão mais de cem empresas participando e cerca de 500 demonstrações. A agricultura familiar também estará novamente este ano na Showtec. Para a secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, esse é um setor que também precisa de tecnologia tanto quanto os que produzem em larga escala. “Hoje existem dois ministérios, mas é tudo uma agricultura só. O que a agricultura familiar produz se soma ao que produz a agricultura comercial”, ressalta a secretária.
 
A feira traz ainda uma novidade importante, a participação do setor de bionergia, através da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).  O governador e Tereza Cristina destacaram como uma conquista a incorporação desse setor produtivo em expansão à proposta da Showtec, apostando que isso facilita a busca de alternativas para problema como a ferrugem da cana, que já acontece em algumas regiões do País. “É muito importante essa participação. Vamos buscar novas variedades, buscar tecnologias, experimentos e soluções, assim como aconteceu com a soja, onde hoje o problema da ferrugem está controlado”, afirmou Tereza Cristina.