Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
CLIMA

Fim de semana tem previsão de tempestade com ventos de até 100 km/h em MS

A forte incidência de temporais gera risco de vendaval e a possibilidade de novo episódio de levantamento de poeira

22 outubro 2021 - 07h14Por Da Redação

Depois da tempestade de areia e vendaval que provocou inúmeros transtornos e estragos em Mato Grosso do Sul, a meteorologia novamente prevê tempestade para o final de semana. Previsão assinada pela coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Valesca Fernandes indica que entre a sexta-feira (22) a noite e domingo (24) há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 50km/h a 100Km/h. 

A forte incidência de temporais gera risco de vendaval e a possibilidade de novo episódio de levantamento de poeira, segundo o Climatempo. Os modelos meteorológicos indicam acumulados de 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo (24). De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm.

Essas condições serão provocadas por uma combinação de fatores, como o deslocamento de um sistema de baixa pressão com origem no Paraguai, ao avanço de um sistema frontal, a passagem de cavados, além do transporte de umidade e calor. “Entre sábado (23) e domingo (24), há probabilidade de temporal, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades no estado”, explica. 

Antes disso, o tempo segue firme. A sexta-feira (22) será mais um dia ensolarado e com pouca nebulosidade em todas as áreas de Mato Grosso do Sul. Pancadas fracas e isoladas de chuva podem ocorrer nas regiões sudoeste e pantaneira. O dia será marcado por grande amplitude térmica. O extremo sul do estado pode ter mínimas em torno de 15°C na madrugada, já as máximas podem passar dos 37°C na região pantaneira. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações.

Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. A partir do cadastro, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.