Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
31º
Notícias

Falta de chuvas no PR e MS diminui potencial de lavouras

02 maio 2018 - 22h42Por Revista Globo Rural
Falta de chuvas no PR e MS diminui potencial de lavouras

O clima seco no Centro-Sul do Brasil aumenta a possibilidade de redução do potencial produtivo nas lavouras de milho safrinha, especialmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul, segundo a  AgRural. Estes Estados vêm recebendo menos chuva desde o início de abril. O potencial produtivo é o rendimento máximo que as sementes podem proporcionar.

No oeste do Paraná, este resultado já está comprometido, conforme a consultoria. Cerca de 70% da safra está em fase de polinização, mais suscetível a perdas provocadas por falta de precipitações. "Ainda não é possível, entretanto, mensurar o impacto da estiagem na produtividade", disse a AgRural No norte do Estado, a situação não preocupa tanto porque o plantio é mais tardio na região.

Em Mato Grosso do sul, a região sul - especialmente as áreas de solo arenoso que retêm pouca umidade - é que corre mais risco de redução do rendimento, por ter recebido poucas chuvas em abril. O clima seco também desperta atenção, em especial no sul do Estado de São Paulo, pela falta de precipitações ao longo deste mês.

O norte segue sob alerta porque os mapas climáticos não indicam chuvas para as próximas duas semanas. A falta de umidade deve continuar em Minas Gerais e Goiás, mas neste último caso o volume de água no solo "ainda é bom", conforme a consultoria. "Precisa chover em maio para não haver perdas de produtividade."