Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

ExpoMS Rural recebe Exposição Estadual do Cavalo Árabe no sábado, 27

24 agosto 2016 - 14h03Por Acrissul | Assessoria de Comunicação

A ExpoMS Rural, feira promovida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que vai até o dia 5 de setembro, recebe neste sábado, 27, a Exposição Estadual do Cavalo Árabe, prova de julgamento que conta com 34 animais inscritos, segundo a ACCA-MS (Associação dos Criadores de Cavalo Árabe de MS), promotora do evento. A prova acontece na pistal de equinos do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS) e será realizada durante todo o sábado.

A entrada dos animais acontece nesta quinta-feira, dia 25.

A criação de cavalo árabe em Mato Grosso do Sul é uma das maiores e mais importantes criações do Brasil. Além de ser o terceiro maior Estado produtor, só abaixo de São Paulo e Minas, possui uma criação de alta qualidade e que apresenta hoje três importantes garanhões, com alguns dos melhores currículuns, entre os grandes reprodutores do Brasil.

O cavalo árabe, também chamado puro-sangue árabe, é uma raça equina originada na Península Arábica. Com um peculiar formato do crânio e da cauda, o cavalo árabe é uma das mais facilmente identificáveis raças de cavalo do mundo. O árabe também é uma das mais antigas raças equinas, com evidências arqueológicas que remontam a cerca de 2500 a.C.

O cavalo árabe se difundiu pelo mundo mediante a guerra e o comércio, sendo usado para melhorar outras raças, dando-lhes mais velocidade, refinamento, resistência e estrutura óssea. Atualmente, as linhagens árabes são encontradas em quase todas as raças modernas de cavalos de montaria. Os cavalos árabes são particularmente usados em esportes equestres olímpicos, nos quais apresenta desempenho superior se comparado a outras raças.