No dia 5 de setembro será realizado o leilão virtual de gado da Embrapa Pantanal, com início às 17h. Ao todo, a Unidade de pesquisa ofertará 100 fêmeas e 92 machos, divididos em 18 lotes. Entre os animais disponíveis estão: Nelores, Bovinos Pantaneiros e Crioulos, todos animais provenientes da Fazenda Nhumirim - Campo Experimental de Pesquisa da instituição, localizado no Pantanal da Nhecolândia/MS. Os animais são excedentes dos plantéis de pesquisa da Embrapa, criados a pasto nativo e totalmente adaptados ao Pantanal.
O Leilão, realizado pela Boi remates, e poderá ser acompanhado pelo site https://www.maisremates.com.br/leilao/278. Os lances e mais informações, bem como os vídeos dos lotes já estão disponíveis no site da Leiloeira.
Segundo o pesquisador Urbano Abreu, esta é uma ótima oportunidade para os produtores adquirirem animais avaliados pelo Geneplus - programa de melhoramento genético animal da Embrapa, e acompanhados e registrados na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Serão disponibilizados, também, animais que possuem a estimativa de DEP (Diferença Esperada na Progênie) Genômica. “A estimativa de DEP Genômica é o método mais moderno de cálculo de desempenho superior dos animais. O método permite tirar todos os efeitos do ambiente, tais como cheia, seca, e avaliar apenas o mérito genético do animal, o seu genoma. Isso possibilita um desenvolvimento muito grande em termos de qualidade de rebanho, auxiliando o criador na tomada de decisões visando o progresso genético contínuo e aumento da produtividade. Vale destacar, que este é um dos poucos rebanhos no Pantanal que tem este tipo de avaliação genética e que, agora, está sendo disponibilizado para os produtores interessados”, explica o pesquisador.
Alguns lotes contam com animais fruto do projeto de pesquisa intitulado 'Transferência de tecnologia e prospecção de demandas em programas de melhoramento genético para a produção sustentável de carne bovina' realizado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Embrapa Gado de Corte e o Geneplus.
A pesquisadora Raquel Juliano explica que estão disponíveis, também, animais Bovino Crioulo e Pantaneiro: “ esta é uma ótima oportunidade para os produtores adquirirem animais em idade reprodutiva para iniciar um novo rebanho ou mesmo para acrescentar a criatórios já existentes. Animais totalmente adaptados, prontos para a produção de carne de qualidade”.
Além disso, a pesquisadora destaca os lotes de animais mestiços desmamados em 2025, com peso e conformação que sugere a possibilidade de bom desempenho futuro.
Serviço:
Site da Leiloeira: https://www.maisremates.com.br/leilao/278
Leiloeiro oficial Aureo Rodrigues Filho, e-mail: [email protected] e telefone (67) 3222-5040.