Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
28º
MELHORAMENTO GENÉTICO

Embrapa divulga resultados de Prova de Leite na Expoabra 2022

A divulgação dos resultados da prova será realizada às 16h, no auditório anexo da Expoabra 2022, evento que ocorre no Parque de Exposições da Granja do Torto

08 setembro 2022 - 08h57Por Embrapa

A Embrapa Cerrados divulgará no próximo dia 15 setembro (quinta-feira) os resultados da 6ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro realizada no Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras (CTLZ). Na ocasião, serão premiadas as novilhas Gir Leiteiro que se destacaram nesse teste zootécnico que busca retratar a realidade da fazenda dentro de um contexto de pesquisa.

A divulgação dos resultados da prova será realizada às 16h, no auditório anexo da Expoabra 2022, evento que ocorre no Parque de Exposições da Granja do Torto (Brasília/DF), de 06 a 18 de setembro. A prova de leite a pasto é uma parceria da Embrapa Cerrados com a Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP).

Com duração de 12 meses, sendo dois de adaptação e 10 de avaliação, a prova identifica as melhores novilhas das raças zebuínas leiteiras participantes e seus cruzamentos que, em 305 dias de lactação em pasto rotacionado com suplementação, se destacarem nos atributos produção de leite, reprodução, idade ao parto, qualidade do leite, persistência de lactação e avaliação morfológica.

Na 6ª edição da prova participaram 15 novilhas da raça Gir Leiteiro de sete criadores do Brasil Central. Os animais pariram de 29 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 e foram avaliados entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. “Esta foi a primeira vez que foi feita avaliação genômica dos animais participantes. Nosso objetivo foi agregar mais informações a cada animal avaliado”, explicou a pesquisadora da Embrapa Cerrados Isabel Ferreira, uma das coordenadoras da Prova.

Prova de produção de leite

Promovida desde 2015, a prova zootécnica busca o melhoramento genético das raças zebuínas com aptidão leiteira por meio da identificação de matrizes em grupos de animais contemporâneos de cada raça que apresentem potencial genético para a produção de leite a pasto. No momento, está em andamento a 7ª Prova.

As inscrições para a 8ª Prova estão abertas desde junho e a entrada dos animais no CTZL está prevista para ocorrer no período de 4 a 8 de outubro. “Outra raça zebuína com aptidão leiteira que irá participar da 8ª prova é a Guzerá, temos muitos criadores mobilizados para aferir lactações completas desses animais a pasto”, contou a pesquisadora.

Exposição Agropecuária de Brasília

Além da exposição de animais, leilões de gado de elite, provas de laço e de tambor e shows musicais, a Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra) 2022 ainda oferece ao público uma programação diversificada de cursos e palestras que contará com a participação da Embrapa, que também marcará presença no evento com um estande onde os visitantes poderão conhecer um pouco do trabalho de pesquisa desenvolvido pela empresa.

No dia 09, no âmbito do Fórum Pecuária, a doutora em Melhoramento Genético Animal e bolsista da Embrapa Cerrados, Ludmilla Brunes, vai apresentar a palestra “Melhoramento genético e o valor final do bovino”. Já no dia 16, o tema será a “Tropicalização da fruticultura do Cerrado”, assunto a ser abordado pelo pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro. As duas palestras serão realizadas às 9h, no auditório principal.