Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Embrapa comemora 45 anos de olho em tendências do futuro

25 abril 2018 - 22h47Por Mapa

Os 45 anos da Embrapa, que serão completados amanhã, foram comemorados nesta terça-feira (24) , com o lançamento do trabalho “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, que consolida sinais e tendências na agricultura em termos científicos, tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais. O documento contém bases para o planejamento estratégico das organizações públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). 

Outro anúncio foi o resultado do Balanço Social apontando lucro social de R$ 37,18 bilhões em 2017, gerados a partir da adoção, pelo setor agropecuário, de 113 tecnologias e de cerca de 200 cultivares disponibilizadas pela empresa. Para cada real aplicado foram devolvidos R$ 11,06 para a sociedade.
 
Também foi lançada coleção de 18 e-books que evidenciam a colaboração da Embrapa para ajudar o Brasil a atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em 2015 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030 e que representam um conjunto de compromissos para superar desafios da sustentabilidade da humanidade neste século. No mês passado, a Embrapa lançou o primeiro e-book, voltado para Água, durante 8º Fórum Mundial da Água 2018.
 
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, que também preside o Conselho de Administração da empresa, destacou, durante o evento que  “a Embrapa ajudou a fazer um planejamento a partir do mapa do Brasil, para com a menor intervenção possível torná-lo mais eficiente”, Afirmou que isso foi possível “pensando no país sem pressões político partidárias, sem as questões estaduais, pensando num Brasil que dá certo, no Brasil como um todo”.
 
Novacki destacou ainda que “na instituição passam governos, passam posições políticas divergentes e ela continua no rumo certo, por ser uma casa sem bandeira partidária. O que se defende aqui dentro é o Brasil e assim que deve continuar”.
 
Na cerimônia realizada na sede da Embrapa em Brasília, foram assinadas parcerias estratégicas, como com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAAP-DF), Termo de Cessão de Uso e um Contrato de Cooperação-Geral para viabilizar a participação da Empresa no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). Com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foi formalizada a doação à União de área do Parque Estação Biológica para uso restrito da Embrapa e entregue Termo de Cessão de Uso de área para a Embrapa Cerrados.