Menu
Busca quarta, 22 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Eventos

Em Encontro, Novilho Precoce MS reforça poder da informação para melhor rendimento na pecuária

Encontro aconteceu nesta terça-feira (14) como parte da programação da 11ª edição do Confinar

15 maio 2024 - 13h29Por Com informações da assessoria Agência Agro A

Mato Grosso do Sul, 14 de maio de 2024 – Um dos pontos altos do Confinar, um dos principais eventos sobre pecuária de corte do país e que acontece no Bosque Expo em Campo Grande (MS), contou com o Encontro realizado pela Associação Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul. Intitulada “Alta performance na produção animal: Rendimento de carcaça”, os participantes receberam instruções práticas sobre como aumentar a produtividade, enquanto eram servidos com porções de arroz carreteio.

A palestra foi ministrada pelo presidente Rafael Gratão e pelo superintendente, Alexandre Guimarães, que apresentaram toda história da Associação, além dos benefícios que ela oferece aos associados. Sobre como atingir melhores resultados no rendimento, eles alertaram que o pecuarista deve ter cuidados que são fundamentais dentro e fora da porteira.

“O rendimento de carcaça é um assunto que gera muita preocupação ao produtor. Ele precisa estar munido de estudo e informações transmitidas com clareza, para que ele consiga tomar decisões acertadas e assim, garantir o melhor rendimento da sua produção”, explicou o presidente. 

Alexandre enfatizou que na nutrição algumas estratégias de suplementação fazem toda a diferença na hora de render a carcaça, além disso, a terminação a pasto ou em confinamento pode gerar uma diferença de até 3% nessa rentabilidade.

“Em média, animais confinados têm um rendimento maior que animais de pasto. No primeiro, o rendimento de carcaça fica em média entre 55 e 58%, enquanto o do animal de pasto fica apenas entre 52 e 55%. Um entendimento sobre todas as variáveis que influenciam no rendimento é o que o produtor precisa ter acesso”, reforça o superintendente.

Alexandre Guimarães, superintendente da Novilho MS

Outro item que costuma gerar muita dúvida é o padrão de limpeza da carcaça no momento do abate, a Novilho ressalta a importância da presença do técnico de abates para evitar que erros possam ocorrer.

“Só em 2023 foram pagos mais de R$900.000,00  aos associados relacionados a erros operacionais e isso se deve a presença do técnico ali no momento do abate, valor que o produtor poderia ter perdido caso não tivesse esse acompanhamento”, reforça o superintendente.

Além da consultoria de abate, e balança própria, a Associação que tem coletados dados, ao longo de mais de 15 anos, oferece também grupo de compras e outros importantes benefícios para os mais de 450 associados.

O evento
O Confinar 2024 continua sua programação durante todo o dia de amanhã, quarta-feira, dia 15 de maio. Além das palestras, que já chamam atenção por sua grande relevância em todas as edições do evento, acontece também a exposição de máquinas e equipamentos, lançamento de produtos e negociações entre expositores e produtores rurais.