Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
28º
Ruralismo

Domício Arruda é eleito presidente da Associação Brasileira de Girolando

Uma das prioridades da gestão será a ampliação do programa de melhoramento genético da raça

12 dezembro 2022 - 13h31Por Larissa Vieira | Divulgação
Domício Arruda é eleito presidente da Associação Brasileira de Girolando

A partir de janeiro de 2023, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando passará a ser conduzida pelo pecuarista Domício José Gregório Arruda Silva. Ele foi eleito nesta quinta-feira (08/12) com 64,87% dos votos válidos. No total, foram 632 votos válidos e 132 inválidos/nulos. O pleito aconteceu das 9h às 18h, na sede da associação, em Uberaba/MG.

Domício Arruda presidirá a entidade durante o triênio 2023/2025 e pretende ampliar os investimentos no Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), implantar mecanismos que promovam o acesso dos pequenos e médios produtores à genética superior, alcançar a certificação internacional da raça, dentre outros projetos. “Queremos que a genética Girolando esteja cada vez mais acessível aos criadores de todo o país, pois é a raça que contribui com 80% do leite produzido no Brasil. Já somos a segunda raça leiteira que mais vende sêmen e, devido ao fato dos animais Girolando conseguirem produzir bem em qualquer região, e com sustentabilidade, essa participação no mercado de genética tende a crescer muito mais”, destaca o presidente eleito.

Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, ocupa atualmente os cargos de diretor de Relações Institucionais e Comerciais da Girolando, de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura e de Pecuária de Alagoas. É selecionador da raça desde 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro/AL, engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Gestão do Agronegócio.

Também compõem a diretoria eleita os pecuaristas: Luiz Fernando Reis (Vice-presidente), Marcos Amaral Teixeira (1º Diretor-Administrativo), Rubens Balieiro de Souza (2º Diretor-Administrativo), José Antônio da Silva Clemente (1º Diretor-Financeiro), Luiz Cláudio Bastos de Moura (2º Diretor-Financeiro), Alexandre Lopes Lacerda (Diretor de Relações Institucionais e Comerciais), José Renato Chiari (Diretor Técnico-Científico), Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Diretora de Relações Internacionais) e Marcelo Renck Real (Diretor de Fomento e Eventos).

Sobre a Associação de Girolando

Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica ao programa de melhoramento.