Menu
Busca terça, 22 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
28ºmax
16ºmin
Notícias

Dia de Cooperar 2016 chega a 11 municípios de MS

29 junho 2016 - 13h58Por Assessoria de Comnunicação da OCB MS
Dia de Cooperar 2016 chega a 11 municípios de MS

O Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C - é o programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. Somente em 2015, mais de 1200 cooperativas realizaram ações de saúde, educação, cidadania e preservação do meio ambiente, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

No primeiro sábado de julho (2/7), celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, os voluntários contam com o apoio do Sistema OCB* para comemorar os resultados do programa. Reunidos em praças e escolas públicas, cooperativas oferecem diversos serviços à população, por exemplo, exames médicos, corte de cabelo, arrecadação de donativos, emissão de documentos e apresentação culturais.

As cooperativas do Mato Grosso do Sul estão mais uma vez mobilizadas na maior rede cooperativista de voluntariado do país: o Dia de Cooperar – também chamado Dia C. No primeiro sábado de julho (2/7), os cooperativistas se reúnem no Centro Olímpico Vila Nasser, em Campo Grande, para oferecer orientações em saúde e atividades educativas para a comunidade.

Este ano, 28 cooperativas participam do Dia C, desenvolvendo projetos de responsabilidade social, por meio de mais de 1800 voluntários. As ações chegam a 11 municípios do estado e a expectativa é beneficiar mais de 30 mil pessoas. As cooperativas realizam arrecadação de donativos, campanhas educativas e ações em benefício de instituições filantrópicas.

Haverá diversas ações também no interior, como nos municípios de Dourados, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Angélica, Maracaju, Deodápolis, Novo Horizonte do Sul e Nova Andradina. Os voluntários irão fazer doações de material de construção e donativos, pequenas reformas, atividades esportivas, apresentação de projetos sustentáveis, plantio de árvores e etc.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o papel das cooperativas mostra-se fundamental na redução da desigualdade porque oferece às pessoas uma forma digna e sustentável de ganhar a vida e promover a paz. “Partindo da premissa que o Dia C visa transformar a realidade das comunidades, os cooperados estão cada vez mais engajados com boas práticas de sustentabilidade, respeito às pessoas e engajamento no voluntariado”, afirma.