Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Crise política poderia provocar efeitos colaterais no agro e ganhos com alta do dólar ficariam anula

19 maio 2017 - 00h00Por Notícias Agrícolas

O economista Antônio da Luz aponta que o dia de ontem foi um "dia triste pra história do brasil e pra economia brasileira". "Como cidadão todo mundo deve ficar feliz pela Lava Jato cumprir mais uma etapa do seu papel, mas quem paga essa conta é a sociedade e os produtores rurais são empresários, antes de qualquer coisa, e pagam a conta do que está acontecendo", diz o economista.

No que diz respeito à economia, ele lembra que o Brasil ainda está atravessando a maior depressão econômica da sua história, com 9 milhões de brasileiros procurando emprego e que "as coisas vinham começando a engrenar", em fatores como inflação e juros.

Para que essa situação de retomada de economia não se perca, há uma grande pergunta em questão: como o ambiente político pode ser separado do ambiente do econômico. Neste momento, o economista aponta que é difícil separar e que é muito complicado não esperar uma contaminação desse cenário, mas que há uma capacidade de recuperar.

A renúncia de Temer, para Luz, é um passo para a saída. No entanto, o substituto também seria importante. Para que o Brasil começasse a decolar, a renúncia seria necessária a partir de amanhã, com o Congresso Nacional abraçando um nome que fosse próximo do consenso e que desse segurança para o mercado. Para ele, um bom nome seria o atual Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que assumiria um papel de pacificação.

Na linha de sucessão, estaria o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Para Luz, isso faz parte das questões negativas do presidencialismo, já que Maia também está envolvido na Lava Jato e a economia não aguentaria um "terceiro impeachment".

Agronegócio

A alta do dólar deixou alguns produtores felizes, principalmente aqueles que exportam. O economista lembra que o dólar não tem limites, mas quer que os produtores reflitam que quando o câmbio passou dos R$4,00, o "ambiente político estava muito ruim", com um cenário econômico que possuía uma projeção de inflação a 11% ao ano, juros subindo e confiança do empresário em níveis negativos recordes.

O cenário político, entretanto, é parecido, mas o cenário econômico, não. Ele acredita que hoje não há elementos para afirmar que o dólar pode chegar a R$4,00. Entretanto, diante das circunstâncias, já há um novo patamar de dólar no Brasil.

A certeza que há para o agronegócio, porém, é o aumento do custo. Os preços das commodities sobem e descem com o câmbio, mas o preço dos insumos caem apenas lentamente.

Ele destaca que o consumo de alimentos, por conta da crise econômica, caiu de forma generalizada, de forma que esse custo não consegue ser passado para frente.

Além disso, sem dinheiro privado, não é possível ter uma boa infraestrutura boa. "E privado, neste ambiente, não investe", diz o economista. "Estamos adiando, mais uma vez, a melhoria na nossa infraestrutura".

Luz salienta ainda que outros pontos, como a reforma da previdência, a reforma trabalhista e a MP do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural) ficarão em espera neste momento. "O câmbio mais alto é bom por um lado, mas não vamos pensar que só tem lado bom", diz.