Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
29º
TECNOLOGIA NA LAVOURA

Crescimento do uso de drones no campo impressiona, diz Sindag

Sindicato considera que novas regras do Mapa trazem segurança ao operador e à lavoura

25 novembro 2021 - 07h38Por Canal Rural
Crescimento do uso de drones no campo impressiona, diz Sindag

O uso de drone nas lavouras revolucionou a forma de produzir soja. O equipamento é utilizado para monitorar a lavoura com a agricultura de precisão, mas também no manejo para pulverizar áreas com defensivos agrícolas. Para prestar serviço neste segmento é preciso se adequar às normas da Portaria 298, de 22 de setembro de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle, a atualização nas regras para a operação de drones é importante para a segurança do operador e da lavoura. “Dá uma tranquilidade para o operador e para o setor. O drone, apesar dele não ser tripulável, tem potencial de dano muito grande, afinal de contas, está dividindo espaço com aeronaves e com o campo também, com outros aplicadores. Então, por isso, se faz necessária essa regulamentação”, comenta.

Ainda de acordo com Colle, o crescimento da atividade no Brasil tem surpreendido. “O número de empresas que chegaram no Sindag para se associar nos últimos 30 dias nos impressiona e a quantidade de empresas que estão nascendo no Brasil também nos impressiona e mostra que, com certeza, essa é uma ótima oportunidade de trabalho”, completa.

O órgão fiscalizador é o próprio Ministério da Agricultura com parceria com Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Sindag oferece orientação para os operadores efetuarem a regularização. “O Sindag tem trabalhado junto ao Ibravag, que é o Instituto da Aviação Agrícola, primeiro para orientar e, para isso, nós montamos uma estrutura jurídica e técnica para que todas as pessoas que nos procurem para organizar sua empresa tenham toda assessoria, o auxílio, para fazer toda a sua regularização junto ao Ministério da Agricultura, para que possam fazer todas as aplicações dentro da legalidade”, conta.

O primeiro passo para se legalizar na operação de drones é cadastrar o equipamento no sistema ID Agro do Ministério da Agricultura. Depois, o operador deve fazer um curso de capacitação em uma entidade homologada pelo Mapa. Além disso, é preciso ter um responsável técnico.

“É sempre importante a gente chamar a atenção da seriedade dessa atividade, pois está trabalhando com defensivos, sejam biológicos, orgânicos ou zoológicos, não importa. O que importa é que a gente tem que tratar da segurança das aplicações e é isso que essa portaria vem trazer através do Ministério da Agricultura”, conclui Colle.