Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
CUIDADOS

Confira dicas para recepção e armazenagem de fertilizantes na propriedade

Gerente de produção de fertilizantes da cooperativa Comigo fala sobre os cuidados com esses insumos na propriedade

23 agosto 2022 - 12h25Por Canal Rural

Os fertilizantes são fundamentais na agricultura, seja para atingir o nível de  produtividade esperado ou para adequar os níveis de nutrientes do solo. Para que esses insumos sejam usados, eles passam por diversas fases até chegarem de fato ao solo. Mas, para isso, são necessários alguns cuidados desde o transporte até o armazenamento.

A gerente de produção de fertilizantes da cooperativa Comigo, Karinne Alves, participou do podcast Comigocast e deu algumas dicas para produtores sobre os cuidados na hora da chegada desses insumos à fazenda.

Fertilizantes: cuidados

Um dos cuidados principais em relação aos fertilizantes é a verificação do produto. Com o preço dos fertilizantes em alta, muitos produtores tem sido vítimas de golpes.

É fundamental que o produtor cheque se a nota fiscal condiz com o material recebido e se não há violação na embalagem para que ele não seja vítima de adulteração no produto ou receber outro tipo de encomenda.

“É imprescindível checar o estado do caminhão, se o produto não está danificado, se está lacrado. Eu sempre falo que é importante verificar o que está na nota e o que está na etiqueta, porque em caso de fraude você verifica ali mesmo”, alerta Alves.

Caso o produtor suspeite de fraude, ele deve imediatamente entrar em contato com o responsável pela venda para que o produto seja checado.

“A gente vai até a fazenda e tira uma amostra desse fertilizante para análise em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura. Sempre deixamos uma amostra com o produtor também para não haver dúvidas”. afirma.

Armazenamento

Após a checagem do material, o produtor também deve se atentar ao armazenamento. É importante guardar o produto em local apropriado, além de cobri-lo com uma lona para que ele seja protegido de adversidades, como luz solar ou chuva, para que assim sua durabilidade seja maior.

A armazenagem em local propício também evita roubos, já que o insumo se torna cada vez mais valioso. Manter os fertilizantes em local com a temperatura especificada para cada tipo de produto também é essencial, pois alguns desses insumos podem estragar se não estiverem em condições ideais.