Menu
Busca quinta, 11 de setembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
29º
Expoequestre rec banner novo
Sustentabilidade

Comitê para biogás e biometano criado em MS é passo importante na transição energética do Estado

Objetivo é fomentar o crescimento desses biocombustíveis, promovendo um futuro energético mais verde para o MS

21 agosto 2024 - 14h44Por José Roberto dos Santos
Comitê para biogás e biometano criado em MS é passo importante na transição energética do Estado

Em uma iniciativa crucial para o futuro energético e ambiental de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) criou o Comitê de Biogás/Biometano. A portaria nº 274, publicada no dia 16 de agosto de 2024, formaliza o colegiado que já vinha tendo atuação prática e marca um avanço significativo na promoção de uma economia regional sustentável e inclusiva, alinhada com as metas nacionais de baixo carbono.

A criação do Comitê surge em resposta à necessidade crescente de uma gestão eficaz e estratégica do biogás e biometano, dois biocombustíveis que se destacam não apenas pela sua capacidade de gerar energia limpa, mas também pela contribuição significativa na redução das emissões de gases de efeito estufa. O biogás é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, enquanto o biometano é uma forma purificada de biogás que atende a padrões específicos estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

“A criação deste Comitê reflete nosso compromisso com a transição energética e o desenvolvimento sustentável no Estado”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis. “Nosso objetivo é fomentar o crescimento desses biocombustíveis, promovendo um futuro energético mais verde para Mato Grosso do Sul”.

Estrutura e objetivos do Comitê

O Comitê será coordenado pelo Diretor de Gás, Energia e Mineração da AGEMS e terá um papel orientativo e técnico, funcionando como um canal de diálogo entre as autoridades e os agentes do setor.

“A iniciativa é um reflexo do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, reforça o diretor Matias Gonsales. “Estamos prontos para enfrentar os desafios da transição energética e aproveitar ao máximo o potencial do biogás e biometano”.

A grupo consultivo também será composto por representantes de órgãos chave, incluindo a Associação Brasileira do Biogás (ABIOGAS), o Grupo Energiza - ENERGISA, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), a Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), e a Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ).

O Comitê vai acompanhar a evolução do mercado de biogás e biometano, promover iniciativas e desenvolver estratégias para expandir o uso desses recursos no Estado. O grupo se reunirá regularmente para garantir que as melhores práticas e políticas sejam implementadas de forma eficaz.a

Leia Também

RURALISMO
Bumlai é reeleito presidente da Acrissul e reforça compromisso de diálogo com diversos setores
Assembleia ordinária aconteceu nesta quinta-feira, 11, na sede da entidade
MS e mais nove praças monitoradas pela Agrifatto registraram queda nos preços do boi gordo
MERCADO PECUÁRIO
MS e mais nove praças monitoradas pela Agrifatto registraram queda nos preços do boi gordo
UE reconhece Brasil como livre de gripe aviária e autoriza retomada das exportações de frango
Mercado internacional
UE reconhece Brasil como livre de gripe aviária e autoriza retomada das exportações de frango
Com safra recorde de grãos, custo de confinamento recua no Brasil
PECUÁRIA INTENSIVA
Com safra recorde de grãos, custo de confinamento recua no Brasil