Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Colheita do milho safrinha em MS atinge 2% da área

09 junho 2016 - 00h00Por Globo Rural

A colheita do milho de segunda safra em Mato Grosso do Sul completou uma semana e até esta quarta-feira (8) os trabalhos atingiram 2% da área cultivada, estimada em 1,7 milhão de hectares. Os dados são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Na avaliação do analista de grãos Leonardo Carlotto, da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), dificilmente a produção do milho de segunda safra passará de 7 milhões de toneladas. A previsão mais recente era de colheita de 7,52 milhões de toneladas. A produtividade estimada passou de 72 sacas para 68 sacas por hectare.

Carlotto lembra que a projeção inicial era de produção de 9,5 milhões de toneladas de milho. “houve queda de cerca de 30%. O atraso na semeadura da maior parte do grão plantado no Estado e a realidade climática foram determinantes para essa queda", diz o especialista. Ele alerta que caso esse cenário não se altere podem ocorrer ainda mais perdas.

Segundo ele, aproximadamente 40% das lavouras foram semeadas fora do período ideal em Mato Grosso do Sul. “Quase metade da produção em desenvolvimento no Estado corre riscos devido às chances de geadas nesta época do ano. Consequentemente, as produtividades dessas áreas também são ameaçadas”, diz Carlotto.