Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
26ºmin
Notícias

Colheita de soja chega a 92,9% da área na Argentina

11 junho 2018 - 00h28Por Revista Globo Rural

A colheita de soja na Argentina chegou a 92,9% da área nesta semana e as perdas na safra deste ano vão se consolidando à medida que o trabalho de campo avança. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, dos 18 milhões de hectares plantados, 16,8 milhões estão aptos para a colheita. E, no que vem sendo colhido, os rendimentos médios se mostram, no geral, 32% menores do que os registrados no mesmo período no ano passado.

Em boletim semanal, a bolsa estima que já foi retirado das lavouras argentinas um volume de 34,4 milhões de toneladas da oleaginosa. Até o fim da colheita, esse volume deve atingir 36 milhões. Bem abaixo das projeções iniciais da safra, que superavam os 50 milhões de toneladas. Problemas climáticos durante o desenvolvimento da cultura castigaram as lavouras do país, levando a uma significativa perda de produção. Nas contas da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, será o menor volume colhido desde a safra 2008/2009, quando os argentinos colocaram no mercado 32 milhões de toneladas de soja.
 
Em relação ao boletim da semana passada, o avanço da colheita foi de 3,6 pontos percentuais. Em que pese a safra menor, o trabalho de campo está 2,3 pontos percentuais adiantado em relação ao ciclo anterior. Na região de San Luís, as máquinas já passaram por toda a lavoura em condições de colher. Dos 190 mil hectares plantados, a soja foi retirada de 188,2 mil.
 
No chamado Nucleo Norte, que concentra a maior área de soja da Argentina, com 2,58 milhões de hectares, a colheita chegou a 99,1% da área. A região perdeu 160 mil hectares de lavouras. Outros 107 mil hectares foram perdidos no chamado Nucleo Sul, onde a semeadura foi de 2,38 milhões de hectares. Dos 2,27 aptos para a colheita, as máquinas passaram por 96,4% até esta semana.

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados